Publicidade
Entretenimento
Vida

Dicas para manter a saúde dos pés e da coluna durante a folia

Especialista orienta os foliões a dar preferência a calçados confortáveis, evitar carregar peso e sempre fazer alongamento para fugir das dores do sia seguinte no Carnaval 09/02/2012 às 13:29
Show 1
Os pés devem receber cuidados especiais no Carnaval
acritica.com ---

O Carnaval só começa na próxima semana, mas as folias do período momesco já estão arrastando multidões por toda Manaus. Com as festas, surge a necessidade de dedicar atenção especial à saúde, para evitar problemas depois da folia e marcar presença até o fim da folia.

Entre os problemas mais comuns de quem costuma ‘se jogar’ na folia, especialmente os adeptos dos carnavais de rua, blocos e desfiles das escolas de samba, estão as dores musculares, que começam a aparecer no dia seguinte.

Para evitar as dores e também lesões musculares ou nas articulações, o ideal é dar preferência a calçados confortáveis e que protejam os pés, orienta o fisioterapeuta Michel Trindade. “O tênis é o calçado mais adequado para quem vai curtir um carnaval de rua ou desfilar nas escolas de samba, porque ele oferece uma boa absorção de impacto”, explicou.

Segundo ele, as sandálias de salto alto devem ser evitadas, em nome da boa saúde. “Além de não proteger os pés dos ‘pisões’ ou das latas de cerveja e refrigerante que as pessoas jogam no chão, elas oferecem o risco de torções”, disse.

Os saltos elevam demais o calcanhar e fazem com que o peso do corpo fique todo concentrado na parte da frente do pé, podendo causar lesões nas articulações do pé, no tendão de Aquiles, no joelho e na coluna vertebral.

Coluna

Mas os pés não são a única parte do corpo que precisa de cuidados. A região lombar e a coluna também. Por isso, nada de ficar horas desfilando com fantasias pesadas demais pelas ruas. O correto é só usar a fantasia no momento do desfile, para não sobrecarregar as costas.

“Se a pessoa tem hérnia de disco, histórico de dores lombares, não deve desfilar com peso nas costas. Mas se ela não tem restrição, uma forma de proteger a região lombar enquanto carrega peso é tentar manter o abdômen contraído”, alerta Trindade.

Alongamento

Mas  a principal recomendação para evitar as dores musculares no dia seguinte da folia – que também é a orientação médica menos seguida, segundo o especialista – é o alongamento, principalmente dos músculos da panturrilha e da parte posterior da perna.

Junto com a prática regular de exercícios, ele fortalece e prepara o sistema músculo-esquelético - ligamento, tendões, músculos e ossos - reduzindo os riscos de lesões.

“O correto é fazer p alongamento antes e depois da festa, mas como ninguém faz, fica a dica da compressa de gelo no dia seguinte, para aliviar as dores e ficar pronto para outro dia de folia”, orientou.