Publicidade
Entretenimento
Vida

Dieta à base de limonada vira febre e causa polêmica

Receita para emagrecimento consiste em passar mais ou menos dez dias à base de limonada com pimenta de caiena e xarope 25/12/2012 às 20:33
Show 1
Dieta Master Cleanse é febre nos EUA
Felipe de Paula Manaus (AM)

Você já ouviu falar da dieta Master Cleanse? Nos EUA, onde ela foi criada, é uma receita muito comum e, dizem, bastante eficiente para se perder peso rápido e eliminar toxinas do corpo. O problema é que alguns especialistas alertam que o sacrifício pode não valer a pena.

Pra quem ainda não sabe, a dieta consiste no seguinte: dez dias tomando entre seis e doze copos de água ao dia misturada a duas colheres de sopa de suco de limão, duas colheres de sopa de xarope de bordo e uma pitada de pimenta caiena. Nada mais.

A dieta é polêmica, mas mesmo assim os especialistas afirmam: a perda de peso é real. Quanto à desintoxicação, nem tanto. "O termo não é cientificamente aceito. O próprio organismo tem seus mecanismos de desintoxicação", afirma o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Durval Ribas Filho, que alerta também para o baixo nível de PH da composição. "A acidez dessa dieta é altíssima, podendo causar complicações do nível de uma gastrite ou mesmo uma úlcera", diz ele.

Ainda segundo o dr. Durval Ribas Filho, toda dieta hipocalórica, ou seja, de baixa caloria, leva ao emagrecimento. No entanto, há que se observar a composição nutricional da mesma, afim de não colocar a saúde em risco em função de um resultado estético mais rápido, mas muitas vezes passageiro. “Há claramente um déficit nutricional nesta dieta, tanto de macronutrientes (carboidratados, proteínas...) quanto de micronutrientes (vitaminas, minerais...)”.

Na mídia

Articulista da revista Vogue.com publicou em maio deste ano uma reportagem sobre uma experiência com a Dieta da Limonada. Ele considerou a dieta eficiente, mas confessou que retomou quase 80% do peso em poucas semanas e que durante alguns dias, dos dez que passou sem alimentos líquidos, se sentiu fraco repetidas vezes.

Mastigação

Segundo o dr. Durval Ribas Filho, a mastigação, processo interrompido com a dieta, é fundamental para o processo de homoestase metabólica, que é o equilíbrio interno do organismo. Uma vez que não há mastigação durante o período da dieta, tem-se aí mais uma contraindicação para a receita. “A médio e longo prazo, considero perigoso”, afirmou o especialista.