Publicidade
Entretenimento
Vida

Diga sim ao ganho de peso saudável

'Para  ganhar peso com saúde, a dica é seguir uma dieta que respeite o metabolismo individual e que seja adequada à rotina da pessoa', afirmou a nutricionista Alessandra Rocha 16/10/2012 às 09:41
Show 1
Pratos coloridos, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas magras, frutas, legumes, grãos e fibras sem muita gordura são bem vindos
acritica.com Manaus, AM

Constantemente se ouve o verbo ‘emagrecer’ como um anseio quase geral da sociedade. Buscar o corpo perfeito através de números menores de manequim esteve, por muito tempo, no foco de homens e mulheres, que, por conta de estereótipos determinados pelas convenções sociais, se submetem a rigorosas dietas de emagrecimento.

Mas há o outro lado da moeda. Sim, há aqueles que são dominados por um metabolismo que não os permite ganhar peso, e estes podem sofrer da mesma maneira com a que sofrem aqueles que lutam para perdê-lo. E ganho de peso não é sinônimo de saúde abalada: é importantíssimo alcançar um patamar de peso que possa garantir um organismo saudável.

Aos que querem engordar com saúde, atenção: não é o aumento significativo da porcentagem de gordura no corpo que define o ganho de peso saudável, mas sim a elevação de massa muscular (massa magra).

“Para  ganhar peso com saúde, a dica é seguir uma dieta que respeite o metabolismo individual e que seja adequada à rotina da pessoa”, afirmou a nutricionista da farmácia online Desejo Saúde (http:www.desejosaude.com.br), Alessandra Rocha.

O segredo de uma dieta adequada a quem quer ganhar peso com saúde está em porções mais fartas, que devem se dividir entre 6 refeições (incluindo lanches) diárias. Pratos coloridos, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas magras, frutas, legumes, grãos e fibras sem muita gordura são bem vindos. Alimentos industriais, como fast food, devem ser abolidos da alimentação, pelo excesso de colesterol ruim que possuem e não auxiliam no ganho de massa muscular.

Deve-se investir em alimentos ricos em ômega 6 e ômega 3, encontrados em castanhas, peixes e nozes. Segundo Rocha, o bom colesterol é evidenciado com a ingestão desses nutrientes. “Ao contrário das gorduras trans ou saturadas, encontradas em frituras, biscoitos recheados e amanteigados e sorvetes industrializados, essas gorduras ajudam a elevar o bom colesterol (HDL) e ainda trazem diversos benefícios para a saúde”, frisou a nutricionista.

Aliados à boa alimentação devem estar os exercícios físicos. O personal trainer Leandro Coltro destaca a musculação como o principal exercício a quem quer ganhar peso. “O treino mais recomendado para quem quer ganhar peso é a musculação, sempre sob orientação. Ainda que o ganho de massa magra tenha forte influencia genética, é comprovado que este tipo de exercício é o mais favorável para alcançar esse objetivo. A musculação nada mais é que estimular o aumento das fibras musculares”, garantiu.

Para acompanhar o desempenho do corpo no quesito ganho de peso, Coltro ressaltou a avaliação de composição corporal, o método mais usado em academias. “Por meio de cálculos matemáticos, especifica-se o peso ideal e diferencia-se, naquele momento, a massa magra do tecido gordo”, afiançou o personal trainer.