Publicidade
Entretenimento
Vida

Direito ambiental ganha destaque em obras lançadas no Amazonas

Professora Lúcia Viana lança dois livros pela Editora da Amazônia na próxima terça-feira, dia 30. O evento será realizado em um plenário 27/10/2012 às 12:04
Show 1
Lúcia Viana é uma das maiores autoridades em Direito Ambiental no estado
rosiel mendonça ---

Na próxima terça-feira, dia 30, a Editora da Amazônia realiza o lançamento de mais duas obras do seu catálogo: “Conversando com o Direito” e “Resíduos de Serviços de Saúde no Município de Manaus”, da advogada e professora de Direito Ambiental Lúcia Viana. O evento acontece no plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na avenida André Araújo, a partir das 18h30.

A professora Lúcia Viana é uma das responsáveis pela implantação e consolidação do curso de Direito da UEA e uma das maiores autoridades em Direito Ambiental no estado. “É um novo nicho, priorizando os autores da terra, em que a Editora da Amazônia se lança”, afirmou o coordenador editorial das obras, Júlio Antonio Lopes.

Graduada pela Universidade Federal do Amazonas, com pós-doutorado pela Universidad Nacional de La Matanza, em Buenos Aires, a autora tem no currículo diversos artigos publicados em revistas científicas, além da obra “Direito e cidadania”, publicada no ano passado, na qual atuou como articulista e organizadora.

QUESTÃO AMBIENTAL

O livro “Resíduos de Serviços de Saúde” é fruto da dissertação de mestrado que a professora Lúcia Viana defendeu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) há sete anos. Ao longo das páginas, o leitor entra em contato com uma análise técnica e objetiva, com base na legislação ambiental, sobre o dano causado pelo descarte de lixo hospitalar no Aterro Controlado de Manaus, localizado no km 19 da estrada Manaus-Itacoatiara.

“A dissertação foi atualizada de acordo com a nova legislação e a partir dos relatórios ambientais divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado. Na obra, eu também faço um estudo de caso da ação civil pública que tramita há 22 anos na Justiça para interditar o Aterro Controlado”, explicou a autora, que também aponta no livro a responsabilidade da administração pública e dos estabelecimentos geradores neste cenário.

TRAJETÓRIA

Por sua vez, “Conversando com o Direito” é uma compilação de artigos, palestras e discursos que Lúcia Viana realizou ao longo de sua carreira na academia e na magistratura. “É um trabalho que diz muito da minha trajetória profissional, com textos escritos ao longo de 17 anos como coordenadora de Direito em instituições como o Ciesa, Martha Falcão e UEA”, contou.

Os textos ganham destaque através de fotografias que ilustram a experiência da professora. A obra trata dos mais variados temas, desde direito ambiental, até questões de cidadania, ética e qualidade do ensino jurídico no Brasil e no Amazonas. “Considero um presente, uma homenagem às instituições de Direito, aos professores e alunos”, finalizou a escritora.