Publicidade
Entretenimento
Vida

Diretoria do boi Caprichoso comemora lançamento de DVD

Muito além de um DVD Diretoria do boi Azul fala de lançamento 26/02/2012 às 16:45
Show 1
Ritmistas têm ritmo acelerado de ensaios. A Marujada de Guerra promete um grande show no Curral Zeca Xibelão, em Parintins
Vanessa Bayma Manaus

A menos de uma semana para o lançamento do CD e gravação do DVD e Blu-Ray “Viva a Cultura Popular” do boi Caprichoso, às 21h, no dia 3 de março, a presidente do azul, Márcia Baranda, falou da expectativa do espetáculo, que acontece no Curral Zeca Xibelão, em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus).

Esta é a primeira vez que a diretoria inova em querer não apenas mais um DVD e CD, mas sim a tecnologia Blu-Ray, que possui altíssima qualidade. Além disso, o Caprichoso chamou a empresa Jobast Produções Cinematográficas para gravar as mídias, um “namoro” antigo que, de acordo com a presidente, já acontecia há alguns anos.

“Vimos que a TV A Crítica seria responsável pela gravação do Garantido e eu já conhecia o trabalho da Jobast. Começamos essa preparação com a contagem regressiva do Centenário do Caprichoso, mas temos esse projeto desde 2006. Já a ideia do Blu-Ray surgiu agora”, falou Márcia Baranda.

A todo vapor

São aproximadamente 500 pessoas envolvidas, entre instalação de equipamentos, palco e toda a estrutura, como a construção de módulos alegóricos. A presidente explicou, no geral, como é a ideia do espetáculo:

“Não é uma apresentação de Bumbódromo, mas terá uma decoração de palco especial. Vão acontecer muitas surpresas, como todo ano a gente sempre faz. Além disso, haverá muitas participações especiais, os artistas que estiveram no Carnaval e nossos itens oficiais”, explicou.

A previsão era de que até esta última sexta-feira, dia 24, todos os últimos detalhes fossem acertados, além do palco e dos figurinos. Para isso, a Escola de Artes “Irmão Miguel de Pascalle” se transformou em ateliê onde as fantasias, aproximadamente 370 da Marujada, bailarinos, tribos e cênica, foram produzidas.

Comemoração

Como este ano o Azul comemora seu centenário, a temática exalta a tradição do Caprichoso, nas cores azul e branco, além das manifestações folclóricas. O Curral Zeca Xibelão promete deixar todos ainda mais curiosos para o grande dia, no Bumbódromo.

“Apesar do lugar ser menor, e até por questões técnicas mesmo, será bem melhor. Mas já é um espetáculo grande, pode ter certeza. Quem for vai conferir”, disse Márcia, guardando segredos. De novidade, destaque para um novo palco.

O artista Ferdinando Guimarães foi quem coordenou a equipe de movimentos alegóricos, elevador para itens, entre outras estruturas que fazem parte da composição cenográfica. Os ensaios dos grupos de dançarinos estão acontecendo durante todo o dia com equipe cênica, Corpo de Dança (CDC) e Raça Azul. Atenção especial ainda para a Marujada de Guerra, que promete sacudir com seus ritmistas.

Com ‘gosto’ diferente

A presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, falou ainda da emoção em ter tantos artistas do Azul envolvidos no Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, este ano. David Assayag foi homenageado na Grande Rio, que teve o tema “Eu acredito em você! E você?”, e os artistas Márcio Gonçalves, carnavalesco campeão com a Mocidade Alegre; Claudenor Alfaia, o Nonoca, vice-campeão com a Rosas de Ouro, e Janinho da Vai-Vai, que ficou com o terceiro lugar, também foram nomes que levaram a cultura parintinense mundo afora. “É gratificante nossos artistas terem aparecido em São Paulo e no Rio, tornando o festival ainda mais consolidado e de sucesso. E o David Assayag é um cara que merecia.

É como a Globo falou: ele é a voz da Amazônia”, orgulhou-se a presidente, que disse ainda ter se admirado com o sucesso do bumbá entre os cariocas, transformando o lançamento no dia 3 ainda mais especial: “Na concentração do Carnaval tinha muita gente querendo bater foto com ele (David). Queriam pegar nele, foi muito bom”, lembrou.


Toadas

No CD estarão 19 toadas. Todas já estão disponíveis no site do boi Caprichoso (www.boicaprichoso.com). Assim como em outros anos, em 2012 a quantidade de composições recebidas foi grande: 148. De acordo com Márcia Baranda, apesar do grande número, o álbum tem grande qualidade musical e um dos pontos fortes é o repertório. Para a grande noite de gravação, não haverá mesas, apenas ingressos e camarotes. Estarão ainda presentes na festa o levantador David Assayag, o apresentador Júnior Paulain, Amo do Boi Edílson Santana e todos os itens oficiais do Caprichoso.