Publicidade
Entretenimento
Vida

Disney dá o tom no Concerto de Natal 2012

 O Concerto de Natal está marcado para as 19h do dia 25 de dezembro. Cerca de 90 mil lugares serão disponibilizados para que a população assista à adaptação do auto natalino no Largo de São Sebastião. 17/11/2012 às 09:54
Show 1
Estúdio no Teatro Amazonas foi criado especialmente para o concerto
Rosiel mendonça / gabriel machado Manaus (AM)

Os preparativos para o tradicional concerto natalino promovido pela Secretaria de Cultura (SEC) estão a todo vapor. Quem está à frente da megaprodução é uma equipe internacional com 30 anos de experiência em espetáculos da Brodway e Disney.

O americano Ron Rodriguez é quem assina a produção executiva do espetáculo. “Essa é uma produção que eu chamo de épica. Já trabalhei em outros projetos nos Estados Unidos, como o Super Bowl, mas este será um Natal épico”, garantiu. “Muitos desafios tiveram que ser superados, como a logística e o idioma, mas estamos fazendo o time ser um só”.

 O Concerto de Natal está marcado para as 19h do dia 25 de dezembro. Cerca de 90 mil lugares serão disponibilizados para que a população assista à adaptação do auto natalino no Largo de São Sebastião.

Profissionalização

“Audaciosa, com uma construção técnica de qualidade”. É assim que o titular da SEC, Robério Braga, define a produção do Concerto de Natal deste ano. Para ele esta é uma oportunidade preciosa de profissionalização internacional dos corpos artísticos do Estado.

“É uma integração de equipes: uma com enorme experiência na Brodway e na Disney, e outra, com enorme experiência nos eventos locais. Estamos abrindo portas e criando pontes para que não só o mercado local, mas também o nacional, aprendam com essa experiência”, finalizou.

Trilha sonora

Desde a última quarta-feira, dia 14, o palco do Teatro Amazonas tem recebido as sessões de gravação da trilha sonora para o Concerto de Natal. O processo continua até a próxima terça-feira, dia 20, quando se inicia o trabalho de mixagem do material gravado.

A gravação de uma trilha sonora não significa, no entanto, que o espetáculo musical não vá acontecer ao vivo. De acordo com maestro titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, Marcelo de Jesus, é assim que se fazem os grandes espetáculos, e tudo gira em torno dessa trilha. “No dia do Concerto, vamos tocar em cima da trilha. É um procedimento para dar mais segurança. Como tudo é cronometrado, precisaremos estar na mesma sintonia”.

Segundo o maestro e compositor da trilha sonora do espetáculo, Joe Alfuso, o concerto fugirá aos padrões usuais dos shows da Disney. “É diferente de tudo que já fizemos. Estamos fazendo uma peça teatral com uma enorme quantidade de settings, provavelmente o maior com o qual já trabalhei. Haverá um palco de 90 metros, um elenco com milhares de artistas, luzes teatrais e efeitos especiais, entre outros destaques”, revelou o artista, que já trabalhou no departamento musical de filmes como “Mar em fúria” e “O Grinch”.

Todos os corpos artísticos da Secretaria de Cultura estão envolvidos na produção, desde os mais antigos, como o Coral do Amazonas e a Amazonas Filarmônica, até o coral e as fanfarras do projeto Jovem Cidadão.