Dnit se compromete a recuperar e manter vicinais do Amazonas
É que, segundo a Sepror, três dos sete mil quilômetros de vicinais do Amazonas estão em áreas que pertencem ao Governo Federal e, por isso, são uma responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) 02/03/2012 às 14:06
Segundo a Sepror, três dos sete mil quilômetros de vicinais do Amazonas estão em áreas que pertencem ao Governo Federal e, por isso, são uma responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
O escoamento de parte da produção rural do Amazonas e a própria rotina dos moradores de comunidades rurais no interior do Estado são comprometidos pelas condições precárias de 5,5 mil quilômetros de vicinais, muitos intrafegáveis, que demandam investimentos da ordem de R$ 100 milhões para a recuperação.
O cenário não é nenhuma novidade para o período de chuvas na região, que acaba piorando ainda mais a situação das vicinais, a maioria ainda de barro e sem a infraestrutura adequada.
A novidade deste ano é que o Governo Federal assumiu a responsabilidade por parte dessas vicinais e se comprometeu a recuperar e manter as vias, segundo o secretário de Estado de Produção Rural, Eron Bezerra.
“Em outras ocasiões, quando o ministro dos Transportes era o Alfredo Nascimento, que ironicamente é da nossa região, tratei sobre esse assunto, mas recebi a resposta de que não era responsabilidade do ministério. Desta vez, o Dnit assumiu a responsabilidade. Isso já é a primeira vitória, contra a falta de vontade política”, disparou.
É que, segundo a Sepror, três dos sete mil quilômetros de vicinais do Amazonas estão em áreas que pertencem ao Governo Federal e, por isso, são uma responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Reunião
De acordo com Bezerra, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, em Brasília, com representantes do Dnit, o órgão federal se comprometeu a recuperar e manter as vicinais que estiverem dentro de assentamentos federais e em uma área de cinco quilômetros no entorno das rodovias federais.
Os recursos e o início dos trabalhos de recuperação dos vicinais devem ser definidos em conjunto com o Dnit, entre o fim de março e o início de abril. “O Dnit vai nos ajudar, mediante levantamento que devemos concluir em março, sobre a situação das vicinais no Amazonas. Quando tivermos o mapa das vicinais em situação mais precária, vamos discutir valores”, disse Bezerra.
+ Entretenimento
-
Ufam realiza workshop sobre técnicas para falar em ...
-
Alceu Valença será substituído por Geraldo Azevedo n...
-
Bois Caprichoso e Garantido lançam linha de semijoia...
-
Casal lança livro 'Tornaste meu pranto em alegria'
-
Estão abertas as inscrições para o ‘Festival 5 minut...
-
Festa Parintins Sunset aquece brincantes para nova e...
-
Confeiteira radicada em Manaus sonha em reality de B...
-
LUME Teatro de São Paulo realiza oficina “Diálogos d...
-
Teatro de Rua faz programação do Dia do Livro honran...
Veja também
- Show da cantora Iza é cancelado em Manaus sem nova data
- Cantora Eliana Printes lança CD em show no Teatro Amazonas
- Vencedora do Fecani representa região norte em Festival Nacional
- Anitta vem ao Amazonas gravar novo clipe do projeto ‘Xeque Mate'
- Nanda Moura se apresenta neste sábado no Park Vieiralves
- Lady Gaga cancela turnê europeia devido a fibromialgia
- Cantora Selena Gomez revela que passou por transplante de rim
- Ivete Sangalo revela estar grávida de gêmeos aos 45 anos