Publicidade
Entretenimento
Vida

Doença pós-carnaval: saiba como combater

Por conta do consumo exagerado de diversos tipos alimentos e bebidas durante o período carnavalesco, surge o estresse oxidativo que dá margem para a flacidez, potencializa o envelhecimento e pode  causar doenças sérias, como lesões em órgãos e tecidos 29/01/2013 às 12:17
Show 1
Alguns cuidados precisam ser tomados para que a alegria da sua saúde permaneça durante e após o Carnaval
acritica.com Manaus, AM

Carnaval é sinônimo de alegria, energia e diversão. Tanto entretenimento acaba dando margem ao consumo dos mais variados tipos de alimentos e bebidas. O que precisa ser policiado para que, após tanta diversão, não surja a prostração devido à problemas de saúde, e um, em especial, chamado estresse oxidativo.

O estresse oxidativo faz com que os sinais de idade despontem mais rápido, assim como a flacidez. Os sintomas do EO estão entre gases, inchaço, dores de cabeça e cansaço no geral. E eles acontecem porque as toxinas derivadas do álcool, gordura, sal e açúcar acabam se reunindo em excesso no organismo e acarretam o surgimento dos radicais livres, o que, se agravado, pode gerar lesões em órgãos e tecidos.

Combate

O que pode combater o estresse oxidativo após o carnaval são os exercícios físicos e dietas que envolvam alimentos com ação antioxidante, como as vitaminas E, A e C, mais zinco e selênio, que possuem ação antiradicais livres, evitando que órgãos, células e tecidos sejam lesionados.

Segundo a nutricionista da VP Consultoria Nutricional, Andreia Novaes, os cuidados não podem restringir-se apenas ao período de Carnaval. “O importante é manter os cuidados ao longo do ano, que podem colaborar para diminuir os efeitos dos exageros das comemorações”, elucidou.

Um dos sistemas que mais sofrem com o impacto do estresse oxidativo é o sistema cardiovascular, porque, com o EO, acaba tendo os vasos sanguíneos lesioonados, o que pode aumentar riscos de enfermidades como a aterosclerose, que consiste no entupimento dos vasos sanguíneos por placas de gordura. A aterosclerose pode originar derrame e infartos.

Dieta específica para antioxidação


E para saber como se comportar de maneira saudável no Carnaval, ou que extrapolou e quer eliminar malefícios do corpo, é preciso correr com uma dieta específica para desintoxicação.

“Para diminuir os problemas causados pelos exageros, é possível seguir uma dieta rápida e eficiente, conhecida como Detox, com alimentos e bebidas que colaborem para a desintoxicação do organismo”, advertiu a nutricionista.

A dieta Detox é composta por elementos alimentícios como cenoura, chá verde, laranja, limão, tangerina, linhaça, suco de uva integral e tomate. Uma boa dica para ampliar os efeitos positivos desses alimentos é consumir nutracêuticos com vitaminas antioxidantes. Para saber qual o mais adequado para o organismo, consulte o médico.