Publicidade
Entretenimento
Vida

Drinks estrangeiros fazem sucesso em Manaus e são pedidas para a Virada do Ano

O primeiro é o Cleriquot, bebida que utiliza frutas no preparo; o segundo é o Aperol Spritz, um coquetel italiano de sabor levemente amargo 25/12/2012 às 20:41
Show 1
Entre os drinks preparados pelo barman do Mon Plaisir estão os tradicionais Kit Royal e Bellini. Eles são patenteados pela International Bartender’s Association
Luciana Santos Manaus (AM)

O espumante – em sua versão mais nobre, o champanhe, ou não - é um clássico das festas de Réveillon. Mas que tal inovar e servir aos seus convidados drinks preparados com essa bebida nobre, leve e que se harmoniza bem com os tradicionais pratos de fim de ano, como o pernil? A bebida também é tida por especialistas como ideal para o clima de Manaus por ser refrescante.

“O espumante é uma bebida mais gelada que o vinho e quase tão gelada quanto a cerveja”, observa o proprietário do gastropub O Chefão, Babu Loureiro, que também esteve à frente de um estabelecimento especializado em espumantes.

O empresário cita como sugestão para o réveillon deste ano dois drinks que estão fazendo sucesso no exterior e que também já ganharam adeptos em terras tupiniquins. O primeiro é o Cleriquot, bebida que utiliza frutas no preparo; e o segundo é o Aperol Spritz, um coquetel italiano de sabor levemente amargo. “O Cleriquot é muito consumido na Argentina e países da America do Sul. Lembra uma sangria e você pode utilizar as frutas que achar melhor. É só usar a criatividade na hora do preparo. Já o Aperol Spritz é moda na Europa, principalmente na Alemanha”, conta.

Versátil

O barman do restaurante Mon Plaisir, Carlos Braga, chama atenção para o fato de o espumante ser de fácil combinação com outros ingredientes, o que facilita na hora de preparar novos drinks. “Há uma série de variações. Em geral utilizamos como ingredientes sucos ou xaropes de frutas”, ensina.

Apesar desta facilidade de combinações, Carlos lembra que dois drinks à base de espumante são tidos como clássicos: o Bellini e o Kir Royal. “Esses dois drinks são patenteados pela IBA (International Bartender’s Association) que é o órgão máximo dos batenders. São 66 drinks patenteados e esses dois estão entre eles”, explica.

O barman também alerta para um detalhe: dê preferência para os espumantes do tipo brut. “Ele é o ideal porque não altera a essência dos outros ingredientes do drink, ao contrário do moscatel, rosé ou demi sec que vão transformar o sabor, impedindo que a gente alcance o sabor pretendido”, afirma.