Publicidade
Entretenimento
Virose diagnóstico

É importante consultar um médico mesmo quando se está com virose?

Apesar de ser um mal que o próprio organismo consegue combater, é importante as pessoas procurarem um médico para combaterem os sintomas 12/09/2012 às 08:20
Show 1
O organismo geralmente consegue combater sozinho a virose
acritica.com Manaus

O diagnóstico de virose para conjunto de sintomas cada vez comuns, deixa muitas pessoas até irritadas. Há quem diga até que o que os médicos não conseguem diagnosticar é virose. Mesmo com dúvidas sobre o diagnóstico que parece evasivo, familiares acabam vendo que depois de alguns dias, a pessoa com virose fica curada.

O clínico geral e cardiologista, Alexandre de Matos Soeiro, explica que virose é o nome gerérico dado a qualquer infecção provocada por vírus no organismo e que pode atingir qualquer órgão: vias respiratórias, o trato intestinal e digestivo, os olhos, etc. Por conta disso, o mal estar generalizado com vários sintomas pode caracterizar a virose.

“Em geral, um exame clínico bem feito é suficiente para que um médico diagnostique a virose. Isso inclui apalpação do abdômen, observação da garganta, nariz e ouvido, além de perguntas específicas ao paciente”, diz Soeiro.

O médico informa que um mesmo vírus pode acometer várias partes do organismo e que, por isso, na maior parte das vezes, não é importante saber qual é esse vírus para tratar o paciente. “O próprio organismo se encarrega de resolver a virose, que desaparece em até cinco dias”.

Mesmo sendo uma enfermidade que costuma desaparecer em uma semana, a ida ao médico é fundamental, pois é importante tratar os sintomas como febre, mal estar, dores no corpo, tosse, irritação na garganta, diarreia e vômito. As viroses, explica Alexandre Soeiro, reduzem a imunidade do organismo e podem facilitar a entrada de bactérias, causando infecções secundárias que precisam ser evitadas.

Crianças e idosos são mais suscetíveis às viroses, mas ninguém está imune a elas. “Pela rotina, o estresse emocional, ambientes muito cheios de pessoas e alimentação inadequada, nossa imunidade fica comprometida”, lembra. Por isso, é importante procurar um médico quando os sintomas aparecerem.

E quando perguntado se os pacientes não desconfiam quando um médico dá um diagnóstico tão genérico quanto “virose”, ele responde: “O paciente aceita e compreende se o médico der um atendimento adequado e souber explicar com clareza e atenção o que deve ser feito”.