Publicidade
Entretenimento
Tireoide Saúde

É importante cuidar da tireoide, pequena glândula vital para o funcionamento do organismo

A glândula, embora pequena, é vital para o desenvolvimento do organismo e funcionamento de vários órgãos 25/05/2012 às 09:10
Show 1
A pequena glândula é vital para o perfeito funcionamento de vários órgãos
Cassandra Castro Manaus

Ela é pequena e tem o formato de uma borboleta. A tireoide, localizada logo abaixo do pomo de Adão, popularmente conhecido como gogó, é fundamental para o crescimento humano e bom funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins e ovários.  Ela também produz os hormônios denominados T3 e T4, que são verdadeiros combustíveis para as células.

O dia 25 de maio foi adotado como Dia Internacional da Tireóide. Desde 2009, a Federação Internacional de Tireóide realiza uma campanha educacional em todo o mundo para conscientizar as pessoas sobre a tireóide e seus distúrbios. Os mais conhecidos são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

A endocrinologista Deborah Jezini explica que sem a tireoide simplesmente a pessoa não consegue viver. “ A tireoide é vital, se uma criança nascer com problemas sérios na glândula, ela pode até sobreviver mas com alguma seqüela como retardo mental e comprometimento do crescimento e do desenvolvimento. A tireoide executa funções como o equilíbrio do calor, controla a atividade cerebral, regula o metabolismo e é necessário que as pessoas a valorizem buscando ajuda médica quando sentirem alguns sintomas que podem ser provocados por distúrbios na tireoide”, diz a médica.

Muitas pessoas não sabem, mas existe o autoexame da tireoide que é fácil de ser executado mas que precisa ser confirmado posteriormente pelo médico endocrinologista por meio de exame clínico e complementar.