Publicidade
Entretenimento
Ginástica cerebral

É preciso " malhar" a massa cinzenta

O cérebro, Assim como qualquer máquina, precisa ser usado e exercitado 08/10/2012 às 09:27
Show 1
O cérebro também precisa ser exercitado
Cynthia Blink Manaus

O cérebro manda estímulos para o resto do corpo e deixa tudo em pleno funcionamento. É um grande trabalho, mas até aí ainda está apenas no “modo automático”. O órgão que comanda o corpo gosta e precisa ser desafiado. Fazer contas matemáticas, decorar uma música, memorizar o nome de um novo amigo, são atividades que o fortalecem. Entretanto, ele pode ir além dos exercícios cotidianos e deixar cada vez mais “saradas” as curvas da massa cinzenta.

Para fins didáticos é aceitável comparar o cérebro a um computador, desde que sejam destacadas algumas vantagens da máquina humana. O limite de armazenagem é inesgotável, o processamento da informação acontece através da linguagem e o cérebro permite sentir emoção e criar uma forma de comunicação adequada ao seu estilo de viver. O órgão ainda é capaz de pensar e interpretar a realidade. No entanto, assim como uma máquina, o desuso é prejudicial.

Experiências

Supera Ginástica (Inf.: 3877-2120) para o cérebro é a primeira escola da América Latina com a proposta de desenvolver a inteligência. O curso tem duração média de 18 meses, mas segundo Yonny Pedroso, diretora da unidade em Manaus, os alunos mais dedicados chegam a terminar em 1 ano. “O curso tem o objetivo de tirar o cérebro da zona de conforto”, ressalta Vanessa Cotosck, diretora operacional da Supera. Ela sugere: “você pode tentar novas formas de realizar suas atividades, talvez fazer um novo percurso para o trabalho. Se é destro, experimente escrever com a outra mão. Pode também procurar um objeto na bolsa sem olhar, coisa que as mulheres fazem muito”.

A Supera é o único lugar em Manaus voltado para quem deseja melhorar a capacidade de compreensão. As consequências dessa maior percepção são notadas no aumento da criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. Todas as pessoas a partir dos cinco anos de idade podem fazer.

Milenar

“Movimentar” o cérebro pode ser novidade em Manaus e algo relativamente novo no mundo ocidental, mas é uma prática comum no oriente. O cálculo mental através do ábaco, que a Supera baseou seus exercícios, é um método milenar muito utilizado em países como Japão, China, Índia, Taiwan, Coréia e outros. Além do uso do ábaco existem outras formas orientais que já conquistaram o ocidente na hora de parar para pensar. Jogos que viraram febre também desse lado do mundo, como o sudoku.