Publicidade
Entretenimento
Buzz

Eduardo Braga é o novo líder do governo no Senado

O senador pelo Amazonas foi escolhido para substituir Romero Jucá logo após o ex-líder retirar um projeto que seria sancionado pela presidente Dilma da pauta do Senado 12/03/2012 às 21:13
Show 1
Senador Eduardo Braga assume o posto de líder do governo no Senado
acritica.com Manaus

O senador pelo Amazonas Eduardo Braga (PMDB) foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff (PT) para ser o novo líder do governo no Senado, substituindo Romero Jucá, correligionário pelo estado de Roraima. A informação da troca foi dada pela assessoria de imprensa do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).

A troca na liderança foi determinada durante conversa com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do partido na Casa e, muito embora Braga tenha trânsito livre no Palácio do Planalto e uma boa relação com os demais membros da bancada da legenda, a oposição classifica a troca como uma punição, já que Romero retirou da pauta do Senado, na semana passada, um projeto que seria sancionado pela presidente Dilma nesta semana, o qual iguala os salários de homens e mulheres os quais ocupam as mesmas funções em empresas.

Segundo informações da Agência Brasil na internet, a derrota foi um sinal da insatisfação da base aliada com o Planalto. O PMDB, partido de Jucá e Braga, está especialmente contrariado com a forma como vem sendo tratado pelo governo. Os peemedebistas reclamam por mais espaço no Poder Executivo, que vem sendo conduzido prioritariamente pelo PT. Parlamentares insatisfeitos chegaram a levar uma carta ao vice-presidente da República e ex-presidente do PMDB, Michel Temer.

Contudo, fontes ligadas ao vice-presidente da República Michel Temer e aos senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), todos peemedebistas, afirmam que a troca não se trata de uma retaliação. Isso porque a liderança permaneceu com um membro da legenda.

Não há anúncio oficial sobre a substituição de Romero até o momento, mas a expectativa é que o anúncio seja feito por peemedebistas nos próximos dias. A assessoria de Eduardo Braga informou que, por volta das 20h, que o parlamentar está em reunião em Brasília com o vice-presidente da República Michel Temer. Braga está no seu primeiro mandato como senador, o qual ocupou após pouco mais de sete anos como governador do Amazonas.

Em nota, a assessoria de Romero Jucá informou que “o senador só se posicionará a respeito do assunto caso tal informação seja oficializada pelo Palácio do Planalto. E que até o momento, em função disso, o senador Jucá continua líder da presidente Dilma Rousseff”.