Publicidade
Entretenimento
Buzz

Elizabeth II reinaugura o histórico veleiro Cutty Sark

Cerca de 80 milhões de dólares foi investido na minuciosa reforma do barco museu que, desde 1964, está exposto no dique a seco na histórica localidade de Greenwich, considerado patrimônio mundial da Unesco 24/04/2012 às 15:23
Show 1
A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, acompanhada de seu marido, o Duque de Edimburgo, Príncipe Phillip, presenteado Donald Gosling com uma bandeira durante cerimônia no Windsor Castle (24/04/2012)
AFP ---

A rainha Elizabeth II e seu esposo, o duque Philip de Edimburgo, assistirão na quarta-feira à reabertura oficial do histórico veleiro gravemente danificado por um incêndio em 2007 e que depois de mais de cinco anos dos trabalhos de restauração estará novamente acessível ao público.

Cerca de 80 milhões de dólares foi investido na minuciosa reforma do barco museu que, desde 1964, está exposto no dique a seco na histórica localidade de Greenwich, considerado patrimônio mundial da Unesco.

O Cutty Sark, montado em 1869 na Escócia, é o último exemplar dos "tea clippers", veleiros leves que transportavam carregamentos de chá e outros produtos entre as colônias de ultramar britânicas e a metrópole na segunda metade do século XIX.

Era conhecido por ter batido um recorde de velocidade, um fator decisivo para este tipo de barco e que contribuiu para o domínio marítimo britânico.

Fechado em 2006 para ser reformado devido à corrosão, a embarcação ficou gravemente danificada em maio de 2007 por um incêndio provocado aparentemente por um curto-circuito.