Publicidade
Entretenimento
ARTE

Encabeçado pelo músico Lucas Passos, projeto irá percorrer as zonas de Manaus

O primeiro ato do projeto ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto na Sala Thiago de Mello, localizada na Saraiva Shopping Manauara 15/08/2017 às 15:38
Show 1259631
(Foto: Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

A conexão entre a música e as artes visuais. Essa é a proposta da segunda edição do projeto “Cúmplices da Arte Autoral”, que ocorre em três atos gratuitos, em Manaus. A idealização é do músico Lucas Passos.

O primeiro ato do projeto ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto na Sala Thiago de Mello, localizada na Saraiva Shopping Manauara (Av. Mario Ypiranga Monteiro, 1300 – Adrianópolis). O segundo ato ocorre no Musa do Largo, nos dias 22 e 23 de setembro. O grand finale “O Show”, irá acontecer no Centro de Artes da Ufam - Caua, em 23, 24 e 25 de novembro.

Dinâmica

No primeiro momento, a exposição produzida pela artista plástica Samantha Karlia é apresentada. Após a apresen tação, começa o primeiro show musical com o violonista e compositor instrumental Robert Ruan. Ao fim, o público tem a oportunidade de interagir com os artistas através de perguntas.

De acordo com a organização, diferente das exposições convencionais, que permanecem no mesmo lugar por uma longa temporada, o projeto visa se locomover por vários lugares da cidade, formando a cada temporada um circuito de menor permanência em um mesmo local, porém com várias apresentações e maior acesso ao público nas diversas zonas da cidade.

“Como artistas recém-formados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nós encontramos a necessidade de gerar produções coletivas, fazendo essa conexão entre as artes visuais e a música”, explica o músico Lucas Passos.

Perfil dos artistas

Nascido em Manaus, o primeiro contato de Lucas Passos com a música foi aos doze anos, quando ganhou um violão de presente da sua mãe. Com quatorze anos se interessou pelo contrabaixo, instrumento que teve acesso na igreja. Lucas concluiu seus estudos no Liceu Claudio Santoro. Como guitarrista já participou de vários eventos e de diversos grupos de Manaus.

Robert Ruan, natural de Santarém no Pará, tem vivido com a música desde os seus 7 anos de idade quando seu primeiro instrumento foi o violino, aos 12 conheceu a guitarra elétrica e de lá prosseguiu carreira nas seis cordas. Licenciado em Música pela Universidade Federal do Amazonas, atualmente é professor substituto nesta mesma instituição atuando como professor de Violão e Guitarra no Centro de Artes da UFAM – Caua. É integrante dos grupos instrumentais de violão Magic Touch Trio e Camerata de Violões do Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro e também participou de vários concertos com a Orquestra de Violões do Amazonas na condição de Violonista convidado.

A artista plástica Samantha Karlia Rodrigues Reis é manauara e estudou três meses no Liceu de Artes do Claudio Santoro de Manaus em 2005. Parou com as artes em 2007 quando começou a fazer curso de Ciências Sociais na UFAM. Retornou a ter contato com a arte em 2009, como Professora de Desenho durante três meses em aulas para Projetos do Governo do Estado para crianças de baixa renda. Em 2012 formou-se em Ciências Sociais na UFAM e no mesmo ano entrou para Faculdade de Artes Plásticas também na UFAM. Hoje é formada em Artes Visuais e trabalha como auxiliar de Restauro de artes no Ateliê de Restauro da Secretaria de Cultura.

Serviço
O quê:  Projeto "Cúmplices da Arte Autoral"

Quando: 18 e 19 de agosto

Onde: Sala Thiago de Mello, localizada na Saraiva Shopping Manauara (Av. Mario Ypiranga Monteiro, 1300 – Adrianópolis)

Acesso:  gratuito