Publicidade
Entretenimento
Buzz

Encerramento de Fórum de Sustentabilidade é marcado por homenagem ao 'povo brasileiro'

O evento considerado positivo pela organição é visto como uma "preparação" para o Rio +20, que acontecerá daqui a uns meses 24/03/2012 às 19:01
Show 1
Encerramento do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade
Mariana Lima Manaus

O 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade chegou ao fim no inicio da noite deste sábado (24) em Manaus. Após três dias de discussões, o fundador e presidente do LIDE, João Dória Jr, responsável pela organização do evento, afirma que as pessoas que participaram desta edição estão muito mais preparadas para discutir sustentabilidade e meio ambiente no Rio +20.

“O evento teve uma participação muito positiva esse fórum trouxe muito conteúdo tanto sobre a Amazônia quanto pra todo o mundo. A conseqüência disso foi a elaboração dos dez pontos, presentes na Carta da Amazônia, que deve auxiliar a posição do Brasil na Rio +20”, disse João Dória minutos após de realizar o encerramento.

Para Dória as pessoas estão muito mais preparadas para discutir as ações a serem decididas na Rio +20 após a série de discussões realizadas no Fórum. “Estamos todos mais preparados para cuidar das questões ambientais. Nós decidimos esse ano fazer um evento mais técnico para que preparasse as pessoas para participar da melhor forma possível do evento no Rio de Janeiro”, diz.

Quanto os convidados para a 4ª edição do Fórum Mundial de Sustentabilidade previsto para acontecer ano que vem Dória mantém um suspense: “Ainda não definimos os nomes, deixamos certo período de amadurecimento e só então decidiremos quem virá. Até setembro ou outubro deste ano já teremos uma lista divulgando os nomes certos”.

O presidente do Lide, no entanto, afirma que a próxima edição terá participação de celebridades internacionais. “Ano que vem teremos um evento misto, não tão técnico como este ano. É tudo o que eu posso adiantar neste primeiro momento”, conclui.

A 3ª edição do Fórum Mundial de Sustentabilidade teve três dias de duração e , contou com a participação de diversos estudiosos como Sylvia Earle, Fernando Henrique Cardoso, Almir Suruí, Oskar Metsavaht, Bianca Jagger entre outros.

Cerimônia de encerramento

Durante os minutos finais do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade o presidente do LIDE, João Dória Jr, convidou os presentes para se reunirem e, em um gesto de sustentabilidade e solidariedade, darem as mãos e assim formar uma “corrente humana”.

O auge do encerramento se deu quando o líder indígena Almir Suruí foi escolhido para segurar a bandeira nacional tornando-se um símbolo do povo brasileiro.