Publicidade
Entretenimento
Vida

Equipe da TV A Crítica acompanha gravação do DVD e red-ray do boi-bumbá Garantido

Os preparativos estão a todo vapor na Cidade Garantido para as gravações históricas do centenário do bumbá vermelho, que envolverão mais de 800 participantes diretos 22/02/2013 às 14:26
Show 1
Todos da equipe vermelha estão se preparando com raça e energia na Cidade Garantido
JONAS SANTOS ---

Aos poucos, tudo ganha forma na Cidade Garantido. A movimentação de operários na confecção de figurinos, fantasias, tribos, alegorias, instalação elétrica e de som e a adequação do curral lembra a linha de produção dos idos da Fabriljuta, extinta fábrica de sacarias na década de 1970, onde é hoje o quartel-general do boi. É a reta final para a gravação histórica do Red-ray e do DVD do Garantido, que acontecerá neste sábado (23), em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), no curral que leva o nome de seu fundador Lindolfo Monteverde.

Mais de 800 pessoas estão envolvidas diretamente no show. A banda é formada por 18 músicos e instrumentistas. São 160 coreógrafos, 200 batuqueiros, mais os membros do Comando Garantido e uma gama de artistas e costureiras do bumbá que ocupam os galpões há três meses, produzindo peça a peça do megaespetáculo.

Espetáculo


Toda a linha de figurino ficou sob a responsabilidade de Roberto Reis, que já recusou vários convites das escolas de samba do Rio de Janeiro, por criar fantasias mutantes nos personagens de itens no Festival de Parintins. “A roupa da Batucada, por exemplo, terá transformações”, diz.

Chama a atenção ainda o acabamento das roupas. As fantasias de todos os itens oficiais já estão embaladas e devidamente separadas para o momento da festa. Faltava somente finalizar a indumentária da nova porta-estandarte, a bela Verena Assis. A vaqueirada também merece destaque – bem mais folclórica e com coloridos de fitas acetinadas, as lanças adornam fileiras de cavalinhos no canto do ateliê, só esperando a hora.

Até o curral ganhou frisas e áreas vips para acomodar os torcedores. “Só restam ingressos que serão limitados, por causa da superlotação”, afirma Jean Jorge, diretor de eventos.  E o palco “terreiro da criação”, recebe as últimas pinturas, decorações e instalação de luz e som. O cenário terá vários momentos de ambientação, para receber os astros da grande festa, que promete sacudir a Ilha, amanhã.

TV A Crítica já está em Parintins

A TV A Crítica, emissora afiliada à Rede Record, trouxe um ônibus e um contêiner a Parintins. A gerente de programação e conteúdo da emissora, Gisele São Tiago, disse que 25 profissionais compõem a equipe que vai captar as imagens do show.

Vão ser utilizadas 10 câmeras de alta definição e outros equipamentos de última geração. O helicóptero, que fez tomadas fantásticas do DVD, gravado no ano passado, no Bumbódromo, estará de volta a Parintins.

O sistema de sonorização é da Barra Som, empresa que também fornece todo o material utilizado na arena do Bumbódromo no Festival de Parintins.

Para o DVD 2013, mais de 20 toneladas de equipamentos estarão em uso. Vão desde as mesas de som que somam 89 canais até as dezenas de quilômetros de fiação instaladas no curral do Garantido.