Publicidade
Entretenimento
Comida saudável

Escolhas benéficas: Doces fit e funcionais têm nutrientes e são gostosos

Os doces fits ou funcionais comparados aos tradicionais têm nutrientes que promovem benefícios à saúde 25/04/2016 às 08:52
Show 1073319
A linha Brisée teve início em junho de 2015 e já conquistou as mães que apoiam uma lancheira mais saudável aos filhos. (Winnetou Almeida)
Mayrlla Motta e Lídia Ferreira Manaus (AM)

Você sabia que cerca de 16% da população de Manaus consomem doces em excesso? Os dados são de uma pesquisa do Ministério da Saúde e comprova a prevalência do consumo, principalmente, entre os jovens, de 18 a 24 anos. E esse hábito pode ser associado, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), devido o brasileiro consumir em grande quantidade os doces na sobremesa. A situação serve de alerta, em especial, para com o cuidado e prevenção do diabetes. 

Mesmo diante desse quadro, ainda é possível reverter a situação e consumir doces fits ou funcionais que, ao contrário dos tradicionais têm nutrientes que promovem benefícios à saúde . É o caso da proposta da linha Brisée, da dupla “As Clarissas”, formada por Fabíola Borges e Cinthia Mendes. Elas exploram em suas receitas inúmeras possibilidades de alimentação sadia, baseadas na biomassa da banana verde.

“Substituímos os itens tradicionais como farinha de trigo, açúcar, espessantes e corantes, que são utilizados na preparação de alimentos, pela biomassa da banana verde” diz Fabíola. Segundo a dupla, a polpa da fruta quando cozida, forma uma pasta que, durante o preparo do alimento desejado, enriquece-o com minerais, vitaminas e fibras. “A biomassa pode ser acrescida em qualquer refeição. Ainda prezamos pelo sabor. Queremos tirar aquela impressão da ‘comida saudável é sem graça’. Muito pelo contrário, viemos para mostrar que é possível saciar a vontade de comer um doce saboroso e mais nutritivo” assegura Cinthia. 

“É mais uma questão de reeducação alimentar mesmo. Somos de uma geração que foi acostumada a comer alimentos calóricos, que apesar de suprir nossa saciedade, nos traz inúmeros malefícios” complementa Fabiola.  

Virtual fit

Há 10 anos, Mila Cozzi se tornou chef fit e virou uma sensação da internet publicando receitas funcionais . No universo real, ela também ministra cursos. “Os doces com certeza estão entre os mais acessados na Internet e os mais pedidos nos cursos. Tanto que temos um dia de curso somente de sobremesas fit”, conta a chef, que esteve em Manaus na semana passada. 

As receitas da Mila são adaptações de doces já conhecidos como brigadeiro, brownie e bolos. O diferencial dela, assim como das Clarissas, está justamente na substituição de  ingredientes. “Muita gente come e diz: ‘não acredito que esse brownie aqui é fit’, de tão gostoso e parecido com o original que fica”, diz. A chef  aposta em farinhas integrais, manteiga Ghee, óleo de coco, amêndoa, chia, linhaça entre outros produtos mais nutritivos. “Tem caloria? Tem! Uma coisa é a comida zero caloria, outra coisa é ela ser saudável e funcional”, explica.

Mila Cozzi ressalta que o foco do seu trabalho é uma alimentação saudável, com nutrientes e que vão trazer benefícios para o seu organismo. “Há muito alimento zero caloria, mas que não tem nada nutricional para o seu organismo. Eu acredito na estratégia de horário para comer e em receitas que alimentem e nutrem. Isso é uma mudança de vida”, comenta a chef, que voltará a Manaus em setembro. 

Pontos

Chocolate amargo (70% cacau) -tem alto teor de flavonoides, antioxidantes que mantêm a saúde do coração e o triptofano, que aumenta a produção de bem-estar.

Proteína (whey protein e iogurte)- responsável pela construção e regeneração da massa magra e confere sensação de saciedade.

Frutas -  fonte de energia, fibras, vitaminas e minerais.

Pasta de amendoim -  contém proteína, gorduras boas, antioxidantes e dão  energia e saciedade.

Confira as receitas 

1 - Bolo de Chocolate

Ingredientes

6 pessoas

1 xícara de biomassa  

3 ovos 

1/2 xícara de farelo de aveia 

1 xícara de açúcar demerara ou adoçante culinário

1 colher de sobremesa de essência de baunilha

1/2 xícara de óleo de coco

2 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (sopa) rasa de fermento em pó para bolo

Preparo

1. Tire um pedaço da banana e leve ao fogo com um pouquinho de água na panela até virar uma massa. 2. Mas só adicione a água se a banana estiver congelada.  3.Depois, adicione os ingredientes um a um no liquidificador. 4. Na hora de adicionar o farelo de aveia, caso tenha intolerância ao glúten, pode substituir por farinha de coco. 5.Em seguida, misture-os e  bata no liquidificador. Deixe o fermento por último. 6. Coloque também nozes picadas, mas é opcional. 7. Forma untada, asse por uns 35 minutos em forno a 180 graus. 8.Geralmente, para essa receita usa-se forma de bolo inglês, já que rende poucas porções, mas também é opcional.  9.Bolo pronto, agora é só servir e saborear essa delícia saudável!

2) Cookies de chocolate  com amêndoas

 Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de amêndoa

1 xícara de chá de farinha de coco

¾ de xícara de chá de açúcar de coco ou demerara

1 pitada de sal rosa do Himalaia

2 colheres de chá de cacau em pó

2 ovos; ¼ de xícara de chá de manteiga ghee

Preparo

1.Misture os ingredientes secos em um recipiente. E os molhados em outro. 2. Depois misture as duas preparações, mexendo com as mãos até formar uma massa homogênea. A massa deve ficar bem firme. 3.Faça bolinhas, achate-as e coloque-as em uma forma untada com óleo de coco. Leve ao forno pré – aquecido a 180 graus por 15 minutos.4.Depois de assados, coloque os cookies em um recipiente vazado ou uma grelha para que eles sequem sem transpirar.

Segredo

 Essa receita é sucesso absoluto! Ideal para o lanche da tarde com aquele café bem quentinho! E as crianças também amam! Super opção para a lancheira infantil!

serviço

O quê: As Clarissas Brisée  

Contato:  dasclarissas@gmail.com ou (92) 99981-4900

O quê:  Gastronomia saudável Mila Cozzi

Info:  www.milacozzi.com.br