Publicidade
Entretenimento
Vida

Espetáculo 'Bella' estreia nesta quarta-feira (10)

A pegada diferenciada na concepção do espetáculo é que chama a atenção: “Bella” conta a história da princesa, mas com uma análise psicanalítica 10/10/2012 às 09:14
Show 1
De estilo contemporâneo, o primeiro espetáculo da trilogia é lento, mas intenso
Mellanie Hasimoto Manaus, AM

Os contos de fada voltaram à moda, com releituras diferentes em diversas artes, e na dança não poderia ser diferente. Por isso, a Companhia de Intérpretes Independentes e a Cia. Indios.com apresentam o espetáculo “Bella”, lançando um novo olhar na história de Bela Adormecida. O espetáculo de dança contemporânea acontece nesta quarta (10), a partir das 19h, no Teatro do Sesc José Lindoso, com entrada gratuita.

Contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, a companhia comandada por Ricardo Risuenho trabalha desde abril na produção do espetáculo, mas a ideia vem de muito antes. “Já tinha um desejo antigo de montar esse espetáculo, com a parceria com a Yara Costa, da Indios.com”, disse.

A pegada diferenciada na concepção do espetáculo é que chama a atenção: “Bella” conta a história da princesa, mas com uma análise psicanalítica.

Estudos

Afastando-se da narrativa infantil, a concepção do coreógrafo leva “Bella” para um mundo mais adulto, com o foco na maturação sexual feminina. “Queremos mostrar o amadurecimento da mulher, como ela se relaciona com o mundo. Usamos diversas fontes para a nossa pesquisa, mas o principal foi o livro ‘Contos de fadas segundo a Psicanálise’”, disse.

A partir daí, houve a “abstração da narrativa, a fim de contar a história da mulher e sua relação com o mundo”. Serão três bailarinos no palco: Yara Costa, Rodrigo Vieira e Jonatas Amaral.

Trilogia

“Bella” é a primeira parte de uma trilogia baseada em contos de fadas, produzida por Ricardo Risuenho, e estreou na última edição do Festival Amazonas de Dança. Segundo o diretor, os próximos espetáculos serão “Entre dragões e armaduras”, com previsão de estreia para janeiro de 2013, e “Chapeuzinho vermelho”, ainda sem data para ir aos palcos.

As apresentações de “Bella” acontecem, ainda, nos próximos dias 29 e 30 deste mês, e 5 e 6 de novembro, com duas sessões a cada noite, todas com acesso gratuito ao público.

Serviço

O que é:  “Bella”

Onde: Teatro do Sesc José Lindoso, rua Henrique Martins, Centro

Quando:  Hoje, às 19h

Quanto: Entrada gratuita