Publicidade
Entretenimento
MUSICAL

Espetáculo gratuito mergulhará crianças no universo das lendas no Teatro Amazonas

“Amazônia - Os Encantos da Floresta”, que conta com a participação da ex-The Voice Kids Marcela Bártholo, terá quatro sessões gratuitas nesta quinta (12) e sexta (13) 12/10/2017 às 05:00 - Atualizado em 12/10/2017 às 12:23
Show 2
(Foto: Gilson Melo)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Era uma vez uma vovó chamada Rosinha, que tinha muitas histórias para contar aos seus netos. Mas não eram os clássicos internacionais, como Chapeuzinho vermelho, Branca de neve e o Gato de botas. Eram “causos” sobre as criaturas mágicas da floresta, como o curupira, boto, cobra grande, matinta-pereira e tamba-tajá.

Durante a contação das histórias, os netinhos de Rosinha mergulham num mundo que os permite interagir com as figuras mitológicas. Este é o roteiro do espetáculo “Amazônia – O Encanto da Floresta”, que vai acontecer nesta quinta (12) e sexta (13) no Teatro Amazonas, com sessões às 18h e às 20h. O musical é realizado pela Secretaria de Cultura do Amazonas.

O diretor geral do espetáculo, Jorge Kennedy, também é responsável pela criação e concepção inteira da produção. O musical foi baseado no trabalho do compositor paraense Waldemar Henrique, que fez uma profunda análise sobre as lendas amazônicas. “Me baseei nesse cenário e através daí criei o roteiro e uma comunidade amazônica onde tudo acontece”, diz ele. 

O espetáculo é feito, em sua maioria, por alunos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro: a orquestra é composta por 30 pessoas e participam também o coro infantil, o coro jovem, o corpo de dança e os personagens. Ao todo, 117 artistas integram a produção. 

Inspiração

Segundo Jorge, cada cena reproduz uma lenda a ter sua história contada ao público. A cenografia foi idealizada para ser apresentada em camadas de plástico transparente, com o objetivo de dar um efeito 3D no musical. “Todo material visual foi criado por alunos do Liceu”, pondera o diretor, que se inspirou nas músicas de Waldemar Henrique e em suas viagens pelo interior para montar o espetáculo. 

“Sou apaixonado pelo interior e pelas lendas. O jeito que as pessoas do interior falam e como elas contam essas histórias, sentadas na beira do rio”, coloca Kennedy, lembrando que as músicas e as lendas estão sempre relacionadas. “Antes do boto entrar, nós colocamos um beiradão. Quando o boto chega, reintroduzimos outro esquema na música”, complementa.

Uma participação especial no musical é a da cantora Marcella Bártholo, ex-participante do The Voice Kids. Ela, que é ex-aluna do coro jovem do Liceu, vai interpretar o espírito da floresta. “Ela vai aparecer e fazer ponte entre uma cena e outra. No ‘grand finale’ ela vai entrar nos cajás, olhar para o público e o resto é surpresa”, declara o diretor.

Acompanham o espetáculo instrumentos como violino, violoncelo, banda de metais, percussão e piano. “Os arranjos foram feitos com base nos nossos ritmos amazônicos e com a nossa atitude em relação à festa e dança”, conta ele. Jorge diz ainda que há lembranças a gêneros como o boi-bumbá e o carimbó, mas nada muito explícito para não criar estereótipos. “Mas se percebe nitidamente tudo acontecendo e os ritmos dialogando entre si”, completa o diretor do espetáculo.

Serviço

O quê: Musical "Amazônia - Os Encantos da Floresta"
Quando: Quinta (12) e sexta (13), com sessões às 18h e 20h
Onde:  Teatro Amazonas (Largo São Sebastião, Centro)
Quanto: Gratuito