Publicidade
Entretenimento
Vida

Espetáculo mostra cem coreógrafos em um só

O espetáculo é inspirado na obra “The Hot 100”, do pintor escocês Peter Davies, que elaborou uma série de pinturas nas quais figuram textos e colagens envolvendo a comunicação e cultura pop 15/08/2012 às 08:36
Show 1
“The hot one hundred choreographers”, do paulistano Cristian Duarte
jornal a crítica ---

Outro evento de dança acontecerá nos dias 20 e 21, no Espaço Cultural José Lindoso do Sesc-AM. O espetáculo se chama “The hot one hundred choreographers”, do artista paulistano Cristian Duarte. O espetáculo é inspirado na obra “The Hot 100”, do pintor escocês Peter Davies, que elaborou uma série de pinturas nas quais figuram textos e colagens envolvendo a comunicação e cultura pop.

 “The Hot 100” é sua lista particular de cem grandes artistas, começando pelo videoartista estadunidense Bruce Nauman e fechada pelo pintor inglês Ivon Hitchens. Ao lado de cada nome citado, encontram-se títulos de obras. Cristian Duarte se baseou ainda no livro de Umberto Eco, “A vertigem das listas”, para compor sua coreografia. Eco propôs que os catálogos, listas, enumerações e inventários mudaram ao longo dos séculos e essa mudança foi expressa pela literatura e artes visuais.

 A peça de Duarte navega por um turbilhão de referências fragmentadas, insinuando uma troca entre lista e movimento. Oficina O dançarino também ministrará a oficina “Universo estético e conceitual na criação do solo ‘Hot 100’”, nos mesmos dias, das 14h às 18h, também no Sesc. As inscrições são gratuitas e serão feitas somente pelo e-mail manaus@cristianduarte.net. O curso é destinado a estudantes de dança e interessados em criação. Foram disponibilizadas 25 vagas, e os candidatos devem informar idade, currículo resumido ou biografia.

Perfil      
Cristian Duarte Coreógrafo e bailarino, par- ticipou da Cia. Nova Dança. Graduou-se na P.A.R.T.S., dirigida pela belga Anne Keersmaeker. Participou de festivais internacionais.

Serviço
O que é: Solo “The Hot 100 Choreographers”
Onde: Sesc Centro, rua Henrique Martins, 427
Quando: Dias 20 e 21, às 20h
Quanto: gratuito