Publicidade
Entretenimento
TEATRO

Espetáculo produzido por alunos da UEA participa de festival de teatro em Brasília

“Ensaio de Despedida” é o único da Região Norte a participar do Festival CÉU (Cena Universitária de Brasília), de 17 e 21 de novembro 16/11/2017 às 14:57 - Atualizado em 16/11/2017 às 14:59
Show 49
Foto: Divulgação
acritica.com

A fragilidade dos relacionamentos amorosos pode ser conferida na peça “Ensaio de Despedida”. O espetáculo produzido por alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é o único da Região Norte a participar do Festival CÉU (Cena Universitária de Brasília). As apresentações ocorrem nos dias 17 e 21 de novembro, no Teatro Plínio Marcos, localizado no Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural - Lote II (entre a Torre de TV e o Clube do Choro).

O espetáculo surgiu em formato de cena curta, em 2016. De acordo com o finalista de Teatro, Taciano Soares, vários alunos dos cursos de teatro e dança, que desenvolviam um trabalho acadêmico, contribuíram para a construção do espetáculo ‘Ensaio de Despedida’. “Cada um propunha uma cena. O estudante de dança, Eric Limpa, propôs a criação de uma cena que dialogasse a volatilidade dos relacionamentos, a partir do conceito de liquidez do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman”, explicou.

Sinopse do espetáculo

A gente pode ser feliz junto? E se a gente decidir ser feliz junto para sempre? E se a gente se separar depois de decidir que iríamos ficar juntos? E se eu me esquecer de como era ser feliz com você?

Taciano e Thais vivem um casal que está se separando - ou reconciliando - num fluxo não cronológico. O literal par de atores posto em cena para servir como metáfora de nós em inúmeras fases dos relacionamentos amorosos. Fases estas que estamos fadados a passar mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra. Os eu’s compartilhados nas relações a dois em cenas fragmentadas do absurdo que é a realidade.

Sobre o CÉU

O CÉU (Cena Universitária Nacional de Brasília) é o primeiro festival nacional de teatro universitário do Distrito Federal. O festival visa possibilitar o encontro de estudantes de diferentes universidades e escolas técnicas de artes cênicas do Brasil, construindo, assim, um espaço de integração e troca, e incentivando a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem em artes cênicas.

Através de espetáculos, oficinas, mesas de debates, palestras e análises críticas, o festival pretende estimular a cena teatral local e nacional, promovendo o intercâmbio entre alunos, professores, técnicos, artistas e comunidade em geral. O ‘Cena Universitária’ surge como ferramenta de formação, uma possibilidade de estimular a produção e a pesquisa em artes cênicas dentro e fora das universidades brasileiras.

*Com informações da assessoria de imprensa