Publicidade
Entretenimento
Vida

Evento 'Cem Anos de Jorge Amado' homenageará o escritor na UFAM

A atividade integra o Programa N-Linguagens, organizada pelo Núcleo de Pesquisas e extensão sobre Linguagens e Literaturas do DLLP da universidade 22/10/2012 às 15:49
Show 1
Homenagem à Jorge Amado terá trabalhos resultantes de pesquisa acerca da produção literária do escritor
acritica.com Manaus, AM

O centenário do escritor Jorge Amado será celebrado, em Manaus, com o evento ‘Cem Anos de Jorge Amado’, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, das 14h às 21h, no auditório Rio Solimões, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizada na Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, bairro Coroado I, Zona Leste de Manaus. A entrada é franca.

A atividade integra o Programa N-Linguagens, organizada pelo Núcleo de Pesquisas e extensão sobre Linguagens e Literaturas do DLLP da universidade. No evento, estudantes e professores do curso de Letras da UFAM apresentarão trabalhos resultantes de pesquisas acerca da produção literária de Jorge Amado.

Programação

O primeiro dia do evento (25) será voltado à pesquisa feita sobre a obra ‘O Romance Jubiabá’. Como conferencista, aparece o prof. Dr. Marcos Frederico Kruger. A mediação será feita pelo prof. Dr. Gabriel Arcanjo, da UFAM.

No mesmo dia, será apresentada a palestra ‘Os mitos africanos na ficção de Jorge Amado’. A palestra será conduzida pelo mestrando José Benedito dos Santos, da UFAM, cuja mediação será feita pela profa. Dra. Rita Barbosa de Oliveira, da mesma universidade.

Ainda no primeiro dia, haverá a apresentação cultural do Grupo de Capoeira Baiano. Os convidados são Mestre Ronaldo e Cia.

O segundo dia de seminário (26) terá a exibição do filme ‘Capitães de Areia’, seguida pela palestra ‘ Capitães de Areia, Cinematografia e Literatura’. O prof. Dr. Luiz Carlos Martins (UFAM), profa. Especialista Keyla Siqueira (UFAM) e a profa. MsC. Renata Rolon (UFAM) conduzirão a palestra.

Após, haverá a palestra sobre ‘A morte e a morte de Quincas Berro D’água’, que será facilitada pela profa. Dra. Rita Barbosa de Oliveira (UFAM).

Lançamento

A noite do segundo dia também será marcada, das 19h às 21h, pelo lançamento dos livros ‘Sophia/Poemas de mil faces transbordantes',  da autoria de Rita Barbosa de Oliveira, e o livro ‘Poesia das Fontes’, da autoria de Carlos Antônio Magalhães Guedelha.