Publicidade
Entretenimento
Vida

Evento reúne grupos de dança de Manaus e Belém no Teatro Amazonas

“Circuito Internorte” marca o encontro de companhias do Amazonas e do Pará no palco  15/08/2012 às 08:04
Show 1
O grupo "Hysteria" participa do circuito regional
Virgílio Simões ---

A próxima semana vem com atrações para os amantes da dança. Espetáculos, livros e oficinas dedicadas ao movimento dos corpos ocorrem em teatros da cidade. Um dos eventos acontece no dia 25, sábado, no Teatro Amazonas (TA). Trata-se da primeira etapa do “Circuito Internorte”, que promove a circulação de grupos de dança pela Região Amazônica.

O projeto foi premiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e é uma iniciativa da Companhia Moderno de Dança, de Belém. A programação começa às 9h, quando a professora e pesquisadora Ana Flávia Mendes, coreógrafa da Cia. Moderno, ministrará uma oficina aberta ao público, na Universidade do Es tado do Amazonas (UEA).

Histeria e a cidade
Às 20h, o Teatro Amazonas recebe a Entrecorpus Cia. de Dança, de Manaus. Ela apresentará o espetáculo de 30 minutos “Hysteria”, que traz reflexões sobre o conceito de histeria segundo a psicanálise freudiana. Quatro mulheres dividem a cena e trazem à tona discussões sobre o universo feminino, enfocando as mudanças de humor e comportamento. André Duarte, coreógrafo do espetáculo, conta que teve a ideia quando viu uma colega de faculdade em crise histérica após se deparar com um assaltante no apartamento.

 Ele começou a estudar o distúrbio, que afeta tanto homens quanto mulheres, e propôs à companhia a montagem da peça. Na sequência, a Cia. Moderno interpretará “Lírica morada”, um espetáculo baseado no poema “Para ler como quem anda nas ruas”, de João de Jesus Paes Loureiro. No palco, o grupo apropria-se do poema, associando-o a aspectos cotidianos da cidade para desvelar as belezas submersas de Belém. Paes Loureiro participa pessoalmente do espetáculo, lendo trechos do poema e interagindo com palavras, gestos e sonoridades. A leitura coreográfica se propõe situar entre a realidade e a imaginação, concebendo uma cidade invisível aos olhos, mas vislumbrada em sensações.

Brinquedos de miriti
 A programação é completada pelo mesmo poeta Paes Loureiro, que fará o lançamento do livro “Da cor do Norte: brinquedos de miriti”, pela Editora Lumiar. Trata-se de um “livro de arte”, contendo amplo estudo sobre brinquedos de miriti, confeccionados no município paraense de Abaetetuba.

Serviço
O que é: Circuito Internorte de Dança
Onde: UEA, rua Leonardo Malcher, 1720, Centro (oficina); Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro (apresentações)
Quando: Dia 25, às 9h (UEA) e às 20h (TA)
Quanto: Gratuito