Publicidade
Entretenimento
Vida

Evolução no uso de Botox

Entre as recentes descobertas do uso do botox, está o tratamento da enxaqueca crônica 29/04/2012 às 16:55
Show 1
Substâncias do botx tem se reinventados nesses 20 anos
Luciana Santos Manaus

Liberada para fins terapêuticos pelo Ministério da Saúde há 20 anos, a toxina botulímica vem se reinventando ao longo dessas duas décadas de uso no Brasil. Nesse período, a substância, que no País é mais conhecida por botox,  teve o leque de indicações médicas ampliada e tornou-se a queridinha de inúmeras pessoas interessadas em atenuar as marcas da idade.

No intuito de paralisar a ação do tempo e da gravidade, muita gente acabou ganhando um efeito plastificado, o que colocou o botox no centro de muita polêmica. Mas os profissionais garantem que a aparência artificial é algo que ficou no passado. “Naquele tempo usavam uma quantidade maior da substância. Muitas vezes, os pacientes vêem fotos dos artistas maquiados e querem ficar iguais, sendo que aquilo não corresponde à realidade. Cabe ao médico analisar o grau de satisfação, se vai funcionar ou não”, afirma o cirurgião plástico Charleston Atala.

O especialista diz que apesar da comprovada ação da substância quando se trata de amenizar as rugas, a toxina  não é tão eficaz em peles muito castigadas pelo tempo. “Às vezes é necessário um complemento, como ácidos ou outro método, ou até mesmo a cirurgia plástica”, observa.

Unanimidade

A dermatologista Patrícia Akel diz que muito se divulgou sobre substâncias que iriam substituir o botox, mas garante que este permanece uma unanimidade entre os profissionais, por ser um procedimento simples, rápido e seguro. “É um produto que vem se reinventando. Nos congressos científicos são todos os anos apresentados e discutidos novos pontos de aplicação. É um produto muito respeitado e o campeão em frequência nas clínicas dos Estados Unidos”.

Segundo a dermatologista, o botox também se tornou um produto acessível e que está relacionado à autoestima dos pacientes. “Todas as classes sociais procuram meu consultório. As mulheres gostam muito e acabam economizando o valor da aplicação. É um produto que melhora a auto estima. Ouço muitos depoimentos nesse sentido”, revela.

Indicações

A toxina botulímica tem uso versátil na medicina, dentre as indicações estão: controle da hiperidrose das mãos e dos pés, podendo ser aplicado em adolescentes a partir dos 14 anos; redução da flacidez do pescoço; na ruga “V” do decote - aquele vinco entre os seios; na simetria da face nos casos de paralisia facial; no sorriso gengival, situação em que a gengiva se sobressai quando o paciente sorri; e no tratamento da enxaqueca crônica. Neste último caso, a liberação da Anvisa para o tratamento com a substância  ocorreu no ano passado.