Publicidade
Entretenimento
Artes plásticas

Exposição artística retrata relação do ser humano com a mãe-natureza

Segundo Bruna Mazzotti, que assina as obras, o objetivo é proporcionar visualmente a sensação de bem estar que a floresta pode oferecer, em contraposição ao ambiente urbano 01/11/2017 às 19:41
Show b0331 21f
(Fotos: Reprodução)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Regressar diz respeito a volta do homem para a natureza. E florescer traz um pouco da visão de como seria a personificação da natureza. Essa visão pertence à artista plástica Bruna Mazzotti, que assina a exposição “Permita-se”, a acontecer de 21 a 24 de novembro, no Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A mostra, que será uma atração inclusa na Semana de Engenharia Florestal da unidade, dialoga com as duas séries de pinturas sob os temas “Regressar” e “Florescer”.

Segundo Bruna, serão expostas dez obras inéditas, sendo cinco em papel, de tamanho 33x41 cm; e mais cinco em tela 40x50. “São obras que expressarão o contato benéfico entre ser humano e natureza. O meu objetivo é proporcionar visualmente a sensação de bem estar que a floresta pode oferecer, em contraposição ao ambiente urbano”, afirma a artista, que para compor as pinturas utiliza de tinta acrílica. “Às vezes diluída em água, e outras espessa, tirada diretamente do pote. Depende do efeito visual que almejo atingir”, coloca ela.

Psicoemocional

Por ser uma artista que trabalha contra a banalização dos transtornos psicológicos através do impacto visual, a primeira série de obras da carreira de Bruna retratou três transtornos com os quais tem contato: depressão, ansiedade e pânico. “Quando recebi o convite para expor na Semana de Engenharia Florestal, pediram-me artes sobre a natureza. Então busquei unir minha temática ao evento”, declara ela, que reproduz, na mostra “Permita-se”, imagens de uma figura humana em meio à flora, com olhos fechados ou com as mãos sobre o rosto.

Esta é a primeira exposição individual de Mazzoti, que é estudante de Artes Visuais. Anteriormente, a jovem participou de três coletivas: a exposição "Folharal" no Museu Amazônico, e outras na galeria da UFAM, em mostras didáticas. A partir do mês de dezembro, a artista buscará, por meio de observação e conversas, materializar outros transtornos psicológicos. A mostra “Permita-se” será no Mini Campus da UFAM e aberta ao público, no Hall do prédio FCA 1, em frente ao auditório.

Serviço

o quê: Exposição “Permita-se”, de Bruna Mazzotti

quando: De 21 a 23 de novembro (das 8h às 21h) e dia 24 (das 8h às 14h)

onde: Setor Sul da UFAM (Mini Campus). Hall do prédio FCA 1 (em frente ao auditório)

quanto: Acesso gratuito