Publicidade
Entretenimento
Vida

Exposição “Fotografando a cena manauara” apresenta produção fotográfica nas artes cênicas

A exposição, assinada pelo fotógrafo Rafael Lins, integra a programação do 5º Breves Cenas de Teatro, e será apresentada neste sábado (23) no Café Teatro 22/03/2013 às 10:28
Show 1
Todo o material da mostra foi coletado durante o ano passado
Rafael Seixas Manaus, AM

A exposição fotográfica digital com totens interativos, intitulada “Fotografando a cena manauara”, de Rafael Lins, acontece neste sábado (23), às 22h, no Café Teatro. A mostra, que faz parte da programação do 5° Festival Breves Cenas e que foi vencedora do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (Paic) e conta com mais de 60 imagens de grupos teatrais e de dança da cidade, captadas ao longo do ano passado.

“São fotografias de artes cênicas que tirei em 2011. É difícil aqui em Manaus ter uma exposição voltada para este tema, há mais sobre temas indígenas”, destacou Rafael Lins, que pela primeira vez expõe o seu trabalho. “Estou bastante nervoso, não consigo dormir direito pensado na exposição e na reação do público”.

Nos totens interativos, o público pode selecionar a foto, ampliar, ou seja, ter um diálogo direto com a obra. “Os visitantes podem esperar um novo olhar da fotografia. Foi bastante difícil selecionar o material, porque todas as cenas são maravilhosas”, disse o fotógrafo. A mostra traz registros de festivais da cidade como Festival de Teatro da Amazônia (FTA), Breves Cenas de Teatro, Mova-se Festival e Festival Amazonas de Dança (FAD).

Cenas de hoje

Falando no Breves Cenas, a programação de hoje, às 20h, no Teatro Amazonas, traz as cenas “Fractal”, da Ou Cia (PR); “O homem”, de Luciana Arcuri (SP); “Desde que eu amo você”, da Cês em Cena (AM); e “Um leão por dia”, Bruna Campello (RJ). A entrada é franca.

“Fractal” apresenta um homem e uma mulher, um experimento de relações, uma lógica que em seguida interrompe a própria significação, movendo-se num novo tempo e espaço. Já “O homem” é uma cena repleta de lirismo e humor. Nela, a personagem Maria Eugenia, uma clown bailarina, começa a inventar histórias tragicômicas, manipulando objetos como um sobretudo. Na procura insaciável de um possível amor, a personagem se deixa seduzir ao longo do espetáculo por objetos e pela relação com o público.

Drama e comédia

Em “Desde que eu amo você”, após tomar uma importante decisão, o rapaz aguarda alguém em seu apartamento, alguém por quem ele possui profundo desprezo. Uma mulher bate à sua porta e um diálogo com palavras frias e rancorosos se inicia. E fechando a programação de hoje, “Um leão por dia” apresenta dois atores que se encontram fazendo figuração no filme “Carandiru”, oportunidade que encaram como um divisor de águas em suas carreiras.

Mostra

A exposição “Fotografando a cena manauara”, de Rafael Lins, fica em cartaz apenas no dia do evento. Rafael Lins é publicitário, fotógrafo profissional, desenvolvedor e participante de projetos com fotografias cênicas.

Serviço

o que é   5º Breves Cenas de Teatro

quando: De 20 a 24 de março, às 20h

onde: Teatro Amazonas (cenas) e Café Teatro (exposição)

quanto: Entrada gratuita