Publicidade
Entretenimento
Vida

Exposição fotográfica 'Olhares Curiosos' apresenta em registros detalhes da cidade de Manaus

A mostra fica em cartaz até o dia 20 de fevereiro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do Ponto de Cultura Casarão de Ideias, localizada na rua Monsenhor Coutinho,  275, Centro. A entrada é franca 27/01/2016 às 14:18
Show 1
A mostra é resultado do curso básico de fotografia promovido pelo Casarão de Ideias, com patrocínio da Manauscult, por meio do edital Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015
Acritica.com Manaus (AM)

Às vezes, pequenos detalhes da cidade de Manaus passam despercebidos devido à correria do dia a dia. Algumas das inúmeras particularidades da capital do Amazonas estão registradas nas 30 imagens que compõem a exposição fotográfica "Olhares Curiosos", que fica em cartaz até o dia 20 de fevereiro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do Ponto de Cultura Casarão de Ideias, localizada na rua Monsenhor Coutinho,  275, Centro. A entrada é franca.

A mostra é resultado do curso básico de fotografia promovido pelo Casarão de Ideias, com patrocínio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio do edital Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015.

De acordo com o gestor do Ponto de Cultura, João Fernandes, todas as oficinas desenvolvidas pelo Casarão de Ideias têm como finalidade estimular as práticas artísticas nos alunos. "Queremos que todos que passam por aqui continuem investindo em cursos profissionalizantes voltados às artes. Para o curso básico de fotografia nós elaboramos todo um projeto pedagógico para dar acompanhamento aos alunos, com aulas teóricas e práticas, com visitas a lugares e pontos turísticos de Manaus. O resultado de tudo isso é a exposição", explicou.

O curso foi ministrado pelo fotógrafo Herlam Pechar, que trabalhou com os estudantes técnicas de composição fotográfica, entre elas regra dos terços, simetria, ponto de fuga, enquadramento, linhas verticais e horizontais. Os registros fotográficos de dez alunos estão na mostra. Os trabalhos foram feitos com máquinas profissionais, semi-profissionais e celulares.

Segundo o professor, o nome é "Olhares Curiosos" porque define com precisão a vontade de aprender dos alunos. "A visão tende a querer a curiosidade, a querer sobressair sobre os outros sentidos, é um olhar com vontade de mostrar a própria perspectiva, e isso é o diferencial de cada fotógrafo", disse Pechar, justificando o nome da exposição.

"O público pode esperar ver fotos do cotidiano, com olhares simples, entretanto com técnicas de composição fotográfica", acrescentou. Todos os cursos artísticos promovidos pelo Casarão de Ideias são gratuitos. Novas inscrições devem abrir no mês de abril.