Publicidade
Entretenimento
Vida

Exposição 'Memórias da Loucura' estreia nesta quinta (11), na Galeria do Largo

Galeria do Largo inaugura exposição com obras produzidas na década de 1980 por pacientes do Eduardo Ribeiro 10/10/2012 às 09:03
Show 1
Obras de 'Navegando... refletem o novo momento do tratamento psiquiátrico no Brasil
a crítica Manaus, AM

Nesta quinta (11), a partir das 19h, a Galeria do Largo (rua Costa Azevedo, 290, Centro) vai abrir espaço para a abertura da exposição “Memórias da Loucura”, com 46 obras produzidas na década de 1980 pelos usuários do serviço de saúde mental do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. A curadoria é de Otoni Mesquita. Uma performance teatral do poema “Nau dos Insensatos”, de autoria de Mesquita, também será apresentada antes da inauguração.

“Memórias da loucura” reúne pinturas com tinta guache, cola colorida e desenhos de vários tamanhos. A exposição faz parte de uma iniciativa de resgate do material produzido ao longo das sessões de arte terapia realizadas há cerca de 30 anos no centro psiquiátrico. “Na época, esse era um trabalho de vanguarda no Amazonas”, explicou a atriz e arte terapeuta Koia Refkalefsky, que participou da experiência nos anos 1980.

Segundo Koia, a arte tem o poder de atingir qualquer ser humano. “Através da sensibilidade artística, conseguimos resgatar o inconsciente dos pacientes”, disse. A exposição segue até o dia 30 de dezembro e pode ser conferida de terça a domingo, das 17h às 21h. A entrada é gratuita.

SEMANA

“Memórias da Loucura” faz parte das atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado hoje. “Navegando no Caminho das Visuras” é outra exposição que está em cartaz na Casa das Artes (rua José Clemente, 564, Centro) e segue até o dia 31 de outubro. A exposição conta com obras de pacientes do Hospital de Custódia e dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e são um reflexo da Lei de Reforma Psiquiátrica.

Serviço

O que é:  Abertura da exposição “Memórias da Loucura”

Onde:  Galeria do Largo

Quando:  Nesta quinta (11), às 19h

Quanto:  Gratuito