Publicidade
Entretenimento
Vida

Exposição “Visões Amazônidas” revela um Amazonas desconhecido de muitos

A exposição fotográfica é a primeira assinada pelo professor Orígenes Martins, que já publicou diversos livros revelando a beleza da região amazônica 23/02/2013 às 11:42
Show 1
Orígenes Martins guarda as coleções de suas obras em sua casa
Rafael Seixas ---

O cotidiano dos ribeirinhos às margens dos rios, fenômenos naturais, igapó, igarapé, fauna e flora. Todos esses elementos estão reunidos na exposição fotográfica “Visões Amazônidas”, do professor Orígenes Martins, que terá sua abertura oficial neste sábado (22), às 19h30, no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). A visitação ocorre de terça a sábado, das 16h às 20h. A exposição fica em cartaz até o dia 9 de março.

Com 86 imagens, a mostra fotográfica é a primeira assinada pelo intelectual, que já publicou diversos livros explorando a beleza da região amazônica. “Quero mostrar aos estudantes, amigos, ao povo, as belezas de nossa terra, os hábitos, costumes... É possível que a gente desenvolva nossa identidade cultural. Com a criação da Zona Franca, vieram muitas pessoas de fora e começamos a perder nossas características, como na fala e nos costumes”, explicou Orígenes Martins, que conta com dez obras publicadas (veja o Saiba Mais).

Aventuras e destinos


Os registros expostos são frutos das viagens do fotógrafo ao interior do Estado. Entre suas fotografias, ele destaca uma do pôr do sol no Amazonas. “Ele é uma das coisas mais lindas que temos. O sol nasce ao Leste e parece que surge de dentro do Rio Amazonas. Os nossos lagos, igarapés, igapós também são bonitos”, disse. “Sempre digo que a beleza das fotos está no momento. As cores do pôr do sol parecem que são pinturas. Se não tirasse naquele momento, eu perderia a oportunidade. Agora, tenho uma foto típica do pescador pegando um tucunaré com a malhadeira que é linda”.


A população amazonense não conhece o interior e nem cultiva o hábito de viajar para conhecê-lo, algo que seria de extrema importância para o desenvolvimento cultural de jovens e crianças, segundo acredita Martins, que  já foi secretário de Educação do Estado.

Carreira

Orígenes Martins nasceu no Careiro, em 23 de maio de 1927. Filho de Antônio Angelitino Martins e Micaela Córdova Martins. É casado com Berenice Magalhães Martins, com quem tem 7 filhos, 18 netos e 4 bisnetos. Professor de Filosofia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil. É membro fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear).

Dirigiu o Centro Integrado de Educação Christus (CIEC) e foi presidente da Fundação Amazonense de Educação e Cultura (FAMEC). Organizador e fundador do Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Foi secretário de Educação, Cultura e Desportos do Amazonas. Fez parte do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, do qual foi presidente.