Publicidade
Entretenimento
ARTE

Exposições sobre o homem e a natureza são destaques neste fim de semana em Manaus

Confira as dicas das exposições que serão apresentadas neste fim de semana em diferentes locais da cidade. Todas são gratuitas 28/10/2017 às 10:07
Show exposi  o 2
O Fotógrafo Alex Pazuello inaugurou a exposição ‘Amazone-se’.
Tiago Melo Manaus (AM)

O encontro das artes visuais acontece neste fim de semana, em Manaus. Ao todo serão três exposições para o público conferir de graça em vários pontos da cidade. E ainda que elas apresentem temáticas diferentes entre si, todas possuem a mesma proposta: a de fazer refletir sobre o papel do homem frente à natureza, seja ela amazônica ou não.

Com duas delas dedicadas apenas à fotografia, mais especificamente ao trabalho dos fotógrafos Alex Pazzuelo e Sebastião Salgado, e uma com mais de 70 artistas plásticos convidados sob a curadoria de Aníbal Turenko Beça, as exposições surgem como uma alternativa mais tranquila em meio a tantas festas de Halloween e shows em Manaus.

Amazone-se

Há mais de dez anos viajando pelos municípios do interior do Amazonas no trabalho como fotojornalista, Alex Pazuello dedicou muito de suas horas vagas a produzir registros singulares da natureza, da vida e da cultura da Amazônia. Parte desses registros agora pode ser vista pelo grande público nos salões do Centro Cultural Palácio da Justiça, onde o fotógrafo amazonense inaugurou a exposição ‘Amazone-se’, ontem (27).

A exposição, que tem visitação gratuita e aberta ao público em geral de terça a sexta-feira, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h, reúne uma seleção de 20 fotografias, trazendo imagens captadas por Alex Pazuello em Manaus e no interior do Estado, de 2004 até os dias atuais. A exibição segue em cartaz até março de 2018.

Os registros incluídos na exposição incluem desde retratos de caboclos e indígenas até grandes paisagens da floresta, passando por cenas do dia a dia de moradores da região nos trajetos em barcos de recreio ou na pesca de pirarucu. Além de Manaus, Anamã, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé e Urucará estão entre os pontos na “geografia” da mostra.

Arte em todo lugar

A arte também está presente no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova). Isto porque o centro de compras da Cidade Nova está sediando, na Sala Coletiva de Artes, uma exposição do fotógrafo Sebastião Salgado. No espaço, o público poderá conferir 15 imagens captadas por um dos artistas brasileiros mais conhecidos dentro e fora do Brasil.

A seleção reúne parte do acervo produzido pelo fotógrafo, principalmente, entre os anos 1980 e 1990, quando Salgado acompanhou a luta dos trabalhadores rurais pelo acesso às terras para produção agrária. Segundo Roumen Koynov, curador da exposição, as imagens em exibição são exemplo do talento de Salgado em captar texturas, composições e conteúdos singulares em fotos em preto e branco.

Últimos dias

O Circuito de Artes Visuais já está se despedindo. Finalizando sua programação na terça-feira (31), o circuito reúne, ao todo, cerca de 200 obras de 70 artistas em diversas galerias e espaços, que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h.

 De acordo com o curador da exposição, Aníbal Turenko Beça, os trabalhos foram reunidos com o objetivo de mesclar os conhecimentos de diferentes artistas. Entre os artistas, estão nomes como Otoni Mesquita, Nádja Kristhina, Helen Rossy, Roberto Evangelista, Mário de Paula, Manaus Macaco, Eli Bacelar, Óscar Ramos, Van Pereira e Zeca Nazaré, entre outros, que produziram obras sobre a realidade amazônica.

 O circuito abrange 13 espaços, dentre centros culturais e locais públicos, como a Galeria do Largo e a Casa das Artes, no Largo de São Sebastião, o Centro Cultural Palácio da Justiça, na Avenida Eduardo Ribeiro, e o tapume da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, que serve de suporte às criações de dez artistas do grafite. As fachadas de restaurantes, bares e outros estabelecimentos do Largo de São Sebastião e arredores também integram o circuito.

Publicidade
Publicidade