Publicidade
Entretenimento
Buzz

Favoritos do Oscar 2013

Pesquisas apontam os que levam as duas das estatuetas mais cobiçadas de Hollywood 24/02/2013 às 17:58
Show 1
Daniel Day-Lewis pode ser o primeiro ator a ganhar três estatuetas de melhor ator por seu trabalho em 'Lincoln', dirigido por Steven Spielberg
acritica.com Manaus (AM)

Na noite de hoje (domingo, 24), o mundo conhecerá os vencedores do Oscar 2013. A 85ª edição do evento será realizada em Los Angeles, EUA. E as pesquisas já apontam quem leva duas das estatuetas mais cobiçadas de Hollywood. E o Oscar de melhor atriz vai para...

A favorita desta categoria é Jennifer Lawrence, por sua atuação no filme “O lado bom da vida”. Jennifer tem 22 anos e desde os 14 decidiu que seria atriz. Começou a atuar em filmes no ano de 2008. “Longe da terra queimada”, de Guillermo Arriaga, rendeu a jovem atriz seu primeiro prêmio, o de Melhor Atriz Jovem Emergente, durante o Festival de Cinema em Veneza. Outro filme importante na carreira da Jennifer Lawrence é “Inverno da Alma”, que resultou na sua primeira indicação ao Oscar como melhor atriz, em 2011, e o filme foi vencedor de Melhor Filme no Sundance Film Festival, em 2010.


Saia justa

Jennifer já provou ser um grande talento, com pouco tempo de carreira trabalha ao lado de grandes nomes do cinema mundial e até concorre em importantes prêmios com eles. Ela se deu conta disso, e deixou claro ao ganhar o “Globo de Ouro” de “Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical”, e dizer: “Eu venci a Meryl”, referindo-se a atriz veterana Meryl Streep. A atitude causou polêmica.


A polêmica atual, entre concorrentes ao Oscar de melhor atriz, e no melhor estilo Hollywood, correm boatos sobre uma rivalidade feroz, fora das telas, entre Jennifer Lawrence e Jessica Chastain, de “A Hora Mais Escura”. Jessica (tida como a segunda favorita a ganhar o prêmio) usou o Facebook para negar esses rumores.

Entraram para a história

O prêmio de melhor atriz desta edição do Oscar já está marcado na história do evento, tanto a mais jovem, quanto a mais velha atriz estão concorrendo. Quvenzhané Wallis, atualmente com 8 anos, conseguiu o papel principal do filme “Indomável sonhadora” mentindo a idade. Ela tinha 5 anos e o teste era para meninas que tinham pelo menos 6, Wallis desbancou outras quatro mil candidatas. Já a francesa Emmanuelle Riva, que completa 86 anos hoje, impressionou com seu trabalho no filme “Amor”.

A performance de Naomi Watts no filme “O impossível” também lhe garantiu uma indicação a estatueta dourada.

Melhor ator absoluto

O Oscar de melhor ator também causa expectativas. O favorito absoluto é o inglês Daniel Day-Lewis por sua representação no filme “Lincoln”. Ele já nasceu com sangue de artista, seu avô materno era Sir Michael Balcon foi importante na história do cinema britânico, chefe dos estúdios Ealing. Daniel conseguiu seu primeiro papel adulto, no filme “Gandhi”, mas “Minha Adorável Lavanderia” e “Janela Uma Para O Amor” foram os filmes que o colocaram em evidência.


Encarando sua 5° indicação ao Oscar, ele se tornou uma espécie de Meryl Streep de calças. Considerado por muitos críticos não apenas o melhor ator de sua geração, mas o maior intérprete masculino em atividade na indústria do cinema, cada papel que faz é irretocável tecnicamente. Capaz de caracterizações precisas e cheias de nuances. Se tornou ídolo entre seus colegas.

Denzel Washington chega à sua 6° indicação e disputa com Lewis seu terceiro Oscar, o primeiro foi como coadjuvante por “Tempo de Glória”, o segundo, na categoria principal, por “Dia de Treinamento”. Joaquin Phoenix é listado pela terceira vez. Nunca ganhou. É como um eterno rejeitado pela Academia.

E os outros?

Hugh Jackman e Bradley Cooper são estreantes na listagem de indicados. Jackman está na fila pelo prêmio. É muito querido em Hollywood. Perdeu 9 Kg para se tornar o prisioneiro 24601 e ganhou outros 13 para a fase do filme em que interpreta M'sieur Mayor. Mas, seu Jean Valjean tem altos e baixos. Quanto a Cooper, exibiu uma competente caracterização de um bipolar em “O lado bom da vida”, que lhe rendeu a indicação.