Publicidade
Entretenimento
Vida

Férias não são desculpa para ficar sem atividade física. Saiba como o corpo fica quando está 'parado'

Tão importante quanto começar a praticar atividade física é não parar. Uma semana sem treinar pode ser suficiente para levar embora as curvas conquistadas com muito empenho durante o ano 18/07/2012 às 11:30
Show 1
Uma semana sem treinar pode ser suficiente para levar embora as curvas conquistadas com muito empenho durante o ano
acritica.com ---

Sete dias sem atividade física é o prazo para começar o processo de atrofia muscular. Isso porque a massa muscular é substituída toda semana. Sem treinar, o músculo condicionado dá lugar a um tecido novo e o corpo reconhece o processo como sedentarismo. É o que afirma a professora de educação física Ana Paula Oliveira. Por isso é fundamental não deixar de lado a atividade física principalmente durante as férias, pois todo o esforço realizado ao longo do ano pode ser “perdido” em um mês.

Tão importante quanto começar a praticar atividade física é não parar. A maioria das pessoas buscam a modalidade ou tipo de treino mais eficaz para chegar ao resultado esperado. Na verdade qualquer prática de exercício é válida, desde que o praticante continue engajado. Para Ana Paula , não há desculpas para não se exercitar, qualquer lugar é lugar. “Mesmo se estiver viajando é possível tirar alguns minutos do dia para caminhar em um parque ou andar de bicicleta”.

Dicas para manter a boa forma

Uma semana sem treinar pode ser suficiente para levar embora as curvas conquistadas com muito empenho durante o ano. Segundo Ana Paula, “a falta de um exercício regular causa a diminuição da massa muscular, da flexibilidade, da resistência e da força e, dependendo do tempo de pausa, podem voltar até mesmo aos níveis iniciais”, afirma.

Para não transformar o exercício físico em um desafio deixado de lado, a dica da profissional é manter três costumes básicos: estar bem acompanhado, encontrar um local para a prática perto de casa e sempre priorizar o prazer, e não a estética.