Publicidade
Entretenimento
Cultura, Boi Garantido, Lindolfo Monteverde, Centenário, Boi Bumbá Garantido, Parintins

Festa em homenagem a Lindolfo Monteverde abre comemoração dos 100 anos do Garantido

Fundador do boi da Baixa do São José completaria 111 anos de vida, e para celebrar a data, uma festa será realizada nesta quarta-feira, no antigo curral do bumbá vermelho e branco  02/01/2013 às 16:42
Show 1
Show desta quarta-feira contará com a participação de todos os itens oficiais, batucada e a Companhia de Dança Garantido Show
Jonas Santos Parintins

O Garantido comemora nesta quarta-feira (2), no município de Parintins – localizado a 325 quilômetros de Manaus -, o dia de nascimento de seu fundador Lindolfo Monteverde. A festa acontecerá, a partir das 20h, no antigo curral da Baixa do São José, terreno onde ficava localizada a casa do criador do boi. Monteverde morreu em 1979. Hoje ele completaria 111 anos.

O show folclórico de logo mais abre o calendário de eventos do Centenário do Garantido em 2013.

O show contará com a participação de todos os itens oficiais, batucada e a Companhia de Dança Garantido Show. O apresentador Israel Paulain e o levantador de toadas, Sebastião Junior, vão cantar hits atuais e as memoráveis toadas antológicas da agremiação. 

No ano passado, por meio de decreto, a presidência da associação folclórica intitulou a data de hoje como o “Dia da Tradição”.

“Estamos completando 100 anos, em 2013, com grande vantagem de vitórias sobre o nosso adversário. Isso deve-se ao legado de Lindolfo, que nos ensinou a valorizar a nossas raízes e a manter a tradição da brincadeira. E nada melhor começar o Centenário homenageando o nosso mestre ”,  declarou o presidente do boi, Telo Pinto.

A neta de Lindolfo, Cleumara Monteverde,  informa que dentre as atrações haverá uma apresentação especial de um teatro infantil sobre a criação do Garantido.

“Meu avô, quando criança era inteligente e muito criativo. De uma brincadeira de criança nasceu o Garantido para se tornar a maior manifestação cultural de Parintins. Vamos demonstrar passo a passo como surgiu o nosso boi”, destacou Cleumara.

Toda estrutura do show esta sendo montada no curralzinho, que os torcedores do vermelho chamam de o “ Santuário do boi”.