Publicidade
Entretenimento
Ópera no interior

Festival Amazonas de Ópera chega ao interior do Amazonas neste fim de semana

Os municípios de Manacapuru e Rio Preto da Eva na rota do XVI Festival Amazonas de Ópera 24/05/2012 às 08:11
Show 1
Cantores que vão ao interior já participaram da montagem da ópera " A Flauta Mágica"
jornal A Crítica Manaus

Depois de uma ampla programação na capital, com destaque para as montagens de “Lulu”, de Alban Berg, “I puritani”, de Vincenzo Bellini, e “A flauta mágica”, de W.A. Mozart, o 16º Festival Amazonas de Ópera (FAO) iça suas velas e embarca para o interior do Estado. Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus) e Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros) receberão apresentações de “La bohème”, de Giacomo Puccini, e “Carmen”, de Georges Bizet, em formato pocket opera, nos dias 26 e 27, respectivamente.

O FAO é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio máster do Bradesco. Os dois espetáculos a serem apresentados no interior fazem parte do projeto “Vesperal Lírico”, que busca aproximar a arte lírica do público trazendo peças operísticas em formato “de bolso”, ou seja, reunindo os principais trechos das óperas de forma resumida, com figurinos e alguns elementos cênicos. Dessa forma, o público pode ter contato com as grandes obras de compositores consagrados do cenário operístico mundial em apenas uma hora.

 No sábado, dia 26, em Manacapuru, acontece o Vesperal Lírico Bradesco II com “La bohème”. Uma das obras mais famosas de Puccini, é um exemplar de “ópera proletária”, que trazia figuras das classes mais humildes, numa época em que quase todos os personagens de ópera eram guerreiros, príncipes, nobres, reis, deuses ou heróis da mitologia grega. A trama da peça enfoca a trajetória da florista Mimi na vida boêmia da Paris de 1830. A peça terá no elenco, entre outros, os cantores líricos Enrique Bravo, Miriam Abad, Patricia Botelho, Ramakris Elessondres e Roberto Paulo. A direção musical e regência são de Marcelo de Jesus.

Encerramento

 No domingo, encerrando a programação do 16º FAO, Rio Preto da Eva será palco para a apresentação de “Carmen”, uma história envolvente de amor e ódio vivida no século 19. A apresentação da Vesperal Lírica Bradesco III contará com participação especial do Coral do Amazonas. Elaine Martorano, Enrique Bravo, Carol Martins, Djhana Nobre, Thelvana Rodrigues de Freitas, Josenor Rocha, entre outros, estão no elenco do espetáculo. A regência e direção são de Zacarias Fernandes.