Publicidade
Entretenimento
Geral ópera

Festival Amazonas de Ópera continua com programação intensa no mês de maio

Apresentações estão concentradas em Manaus, no Teatro Amazonas e no Largo São Sebastião, mas duas cidades do interior terão concertos 03/05/2012 às 11:37
Show 1
Ensaio cênico da ópera " A Flauta Mágica" de Mozart que será apresentada no XVI FAO
Cláudia do Valle Manaus

Chegou o mês de maio e com ele mais momentos imperdíveis do 16º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que segue em cartaz no Estado até o dia 27, somando ainda mais 16 apresentações e eventos, sendo seis montagens de ópera (“Tosca” e “A Flauta Mágica”), cinco vesperais líricas, dois recitais, duas convivências e uma cantata.

O FAO ainda terá duas viagens ao interior, com os vesperais Bradesco II “La Boheme” e Bradesco III “Carmen”, levados a Manacapuru e Rio Preto da Eva, respectivamente. Em Manacapuru, o local da apresentação será a Escola Estadual André Vidal de Araújo, dia 26, às 20h; e em Rio Preto da Eva o lugar será a Escola Estadual Raimundo Paz, dia 27, às 19h. Os dois eventos têm entrada franca.

Recital

 A programação segue na sexta-feira (04), às 20h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com o recital com 18 alunos da classe de canto da Casa de Música Ivete Ibiapina, com a professora Natalia Sakouro e Irina Kazak ao piano. No sábado, às 20h, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, tem vesperal lírico Bradesco I “A Flauta Mágica”, com direção musical e piano de Hilo Tiago, e Elisângela Marinheiro assinando a direção cênica. A Rainha da Noite terá a voz da soprano Katia Freitas, Tamar Freitas, também soprano, fará Pamina, e o tenor Fabiano Cardoso interpretará Tamino. Ambos os eventos têm entrada gratuita.

Tosca

 Já no domingo, 6, estreia da ópera em concerto “Tosca”, de Giacomo Puccini, no Teatro Amazonas, às 19h, com a segunda récita marcada para o dia 12, véspera do Dia das Mães, às 20h. Com 3 atos e libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado na peça homônima de Victorien Sardou, o evento terá no palco do TA nomes como a da soprano Eliane Coelho (Floria Tosca), o tenor Juremir Vieira (Mario Cavaradossi), o barítono Rodolfo Giugliani (Barão Scarpia), e os baixos Murilo Neves, como Angelotti, e Pepes do Valle (Sagrestano), entre outras vozes.

O concerto terá participação do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica, com direção musical e regência de Marcelo de Jesus, direção de arte e ilustração de Jair Jacqmont, pianista preparador César Cañón, design de vídeo de Bruno Richele, e design gráfico e imagens por Marcia Lousan.

Ansiedade

Uma das óperas mais aguardadas da 16ª edição do FAO é “A Flauta Mágica”, que estreia no Teatro Amazonas no domingo Dia das Mães, 13, às 19h. A peça terá outras montagens nos dias 15 (20h) e 17 (20h), também no teatro, e no Largo de São Sebastião, dia 20, às 19h.

De Wolfgang Amadeus Mozart, em dois atos, com libreto de Emanuel Schikaneder, na estreia terá no palco Giovanni Tristacci, Gabriella Pace, Homero Velho, Augusta Bacelar, Laryssa Alvarazi, Sávio Sperandio, Flávio Leite, Isabelle Sabrié, Andreia Souza, Elaine Martorano, Nadia Cristina Coelho Sobral, Karine Aguiar, Yara Moreira Silva, Pepes do Valle, Humberto Vieira, Carlos Alberto e Davy Chaves.

Em cena, ainda estarão o Corpo de Dança do Amazonas, Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica, com direção musical e regência de Marcelo de Jesus, direção cênica de Robert B. Driver, cenários e figurinos assinados por Guia Buzzi e iluminação de Fábio Retti. A montagem é uma co-produção entre o Festival Amazonas e o Opera Company of Philadelphia.