Publicidade
Entretenimento
Gastronomia

Festival Brasil Sabor 2016 inicia no Amazonas com a participação de 20 restaurantes

De 12 a 29 de maio, o público poderá conferir receitas exclusivas na 11ª edição do concurso gastronômico que acontece em todo o País, que tem como tema “Origem e a Originalidade” 12/05/2016 às 19:33 - Atualizado em 12/05/2016 às 19:36
Show 73394c15 f8ec 4390 b0d4 c541a6ea7df8
O Imperador Bar e Restaurante é um dos 20 estabelecimentos participantes do Festival Brasil Sabor 2016. Confira abaixo a lista completa dos restaurantes (Foto: Divulgação)
ACRITICA.COM

Paella, Risottos, Uramaki, Shimeji, Crepes, Saladas, Lasanha, Camarão, Dourado, Arraia e Urtiga são algumas das iguarias que compõem o cardápio do Brasil Sabor, festival que entra na sua 11ª edição e tem como tema a “Origem e a Originalidade” na gastronomia brasileira.

No Amazonas, o festival começa hoje, 12 de maio, e encerra no dia 29 de maio, com participação de 20 restaurantes que durante 18 dias vão ter em seu menu receitas exclusivas que concorrem ao Festival. O Brasil Sabor é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel com patrocínio da Sodexo, Sebrae/Am, Prefeitura de Manaus por meio da ManausCult, Maq Equipamentos, Impolut,  Eisenbahn e Linhas da Amazônia Uniformes e promoção RCC Mídia e Rede  Calderaro de Comunicação.

A abertura do festival será para convidados e imprensa, no Teatro Les Artistes, na avenida 7 de Setembro, Centro de Manaus, e o encerramento acontecerá no dia 29 de maio, durante a 2ª edição da Feira de Gastronomia do Festival. O Brasil Sabor é considerado o maior festival gastronômico do planeta porque acontece simultaneamente em mais de 90 cidades de 20 estados e do Distrito Federal.

Em 2016, o tema Origem e Originalidade dará destaque aos ingredientes e preparos de cada região, propondo a valorização de todo o processo: do agricultor ao restaurante com ingredientes cultivados de maneira sustentável e combinados com maestria. Os estabelecimentos participantes apresentarão pratos criados exclusivamente para o evento, com preços e promoções especiais a partir de 30% de desconto nos pratos participantes do Festival nos estabelecimentos.

Para presidente da Abrasel no Amazonas, Janete Fernandes, o festival tem em sua essência a valorização do local e dos ingredientes típicos do Brasil. “No Amazonas, nossos Chefs se inspiraram em elementos clássicos da culinária amazonense, mas suas receitas se misturam com o resgate das nossas raízes e  gastronomia contemporânea ”, destacou a presidente.

Segundo a vice-presidente da Abrasel, Lilian Guedes, o Festival movimenta o circuito gastronômico da cidade e estimula a criatividade dos chefs que esse ano receberão um prêmio em dinheiro. “Essa mobilização só contribui para o crescimento da gastronomia que hoje é um dos segmentos que mais cresce no turismo do nosso Estado”, disse Lilian.

Participam dessa edição: Bodega Da Vila, Bons Amigos, Buona Massa, Cachaçaria Do Dedé & Empório, Chez Martina Bistrô, Eddy’s Burguer, Estória De Pescador, Imperador Bar e Restaurante,  Gohan Sushi Bar, Mercato Brazil Manauara, Mr. Pizzo, Najua, Shin Suzuran, Rei do Churrasco,  Taberna 88, Tacacá da Tia Socorro, Tambaqui De Banda, Tacacaria Amazônia , Vitrine Amazônica e  Voalá Creperia. Para conhecer as receitas e os endereços dos participantes é só acessar: www.brasilsabor.com.br.

Além do concurso, o Brasil Sabor também tem uma programação técnica com palestras direcionadas para os funcionários e gestores dos restaurantes associados da Abrasel.

Consultoria e Inteligência Empresarial, Gestão de Negócios, Linguagem corporal no atendimento de clientes em bares e restaurantes, Técnicas de limpeza profissional são alguns dos temas abordados durante o período do Festival, entre as novidades em 2016 está o Fórum sobre a “Gastronomia em tempos de mídias sociais”.

Concurso Gastronômico

A mecânica do festival é simples: cada restaurante participante prepara um prato exclusivo a partir da comida local, valorizando ingredientes encontrados localmente.

Para eleger o vencedor, o regulamento do concurso estabelece três critérios de avaliação: sabor, apresentação e originalidade. Os pratos serão julgados por um júri técnico e pelo voto popular.

O júri técnico vai percorrer os 20 restaurantes em dias distintos e emitirá notas dentro dos critérios estabelecidos. Já o voto popular acontecerá nos dias 28 e 29 de maio durante a Feira Gastronômica, em cada barraca haverá uma urna, onde qualquer visitante poderá votar usando os mesmos critérios do júri técnico. O vencedor será anunciado no encerramento do Festival, no dia 29 de maio.

Feira Gastronômica

A segunda edição da feira acontecerá nos dias 28 e 29 de maio de 17h às 23h, onde 20 restaurantes vão estar em barracas com os pratos do Festival a disposição da população com preços populares.

A cerimônia de encerramento será no último dia de feira, quando será anunciado o vencedor. Ainda na programação, está previsto o lançamento da 10ª edição do livro de receitas “Segredos dos Chefs”.

*Com informações da assessoria de imprensa