Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival Breves Cenas divulga selecionados

“Nesse ano tivemos um grande número de inscrições de Manaus, normalmente temos poucos. Ao todo foram 12 cenas da cidade”, avaliou o coordenador do festival, Dyego Monnzaho. 74 trabalhos de dez Estados do País se inscreveram, além da Grécia e Espanha – esta foi a primeira vez que outros países participaram da seleção 10/01/2013 às 09:34
Show 1
Festival será realizado de 20 a 24 de março no Teatro Amazonas
a crítica Manaus, AM

Já foram escolhidas as 16 cenas que irão agitar a quinta edição do Festival Breves Cenas de Teatro, a ser realizado de 20 a 24 de março no Teatro Amazonas. Das selecionadas, duas produções são do Estado: “Tempo real e virtual”, da Contém Dança Cia, e “Inversão”, do grupo Baião de Dois.

De acordo com Dyego Monnzaho, coordenador geral do festival, um diferencial deste ano foi o número expressivo de inscritos da região. “Nesse ano tivemos um grande número de inscrições de Manaus, normalmente temos poucos. Ao todo foram 12 cenas da cidade”, avaliou o coordenador.

No geral, 74 trabalhos de dez Estados do País se inscreveram, além da Grécia e Espanha – esta foi a primeira vez que outros países participaram da seleção.

Eclético

O festival, que tem apoio da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), também traz uma diversidade de produções, explorando gêneros diversos, como comédia, drama, melodrama e terror.

Outra novidade é que haverá o lançamento de uma revista em comemoração aos cinco anos do Breves Cenas. “Nós estamos querendo trazer as cenas campeãs de todas as edições passadas para se apresentar nesta”, informou Monnzaho.

Fortalecedor

O júri, que deverá ser composto de três nomes expressivos do cenário nacional de teatro, ainda está sendo escolhido. A coordenação está estudando também fazer uma aula-espetáculo com um diretor de relevância do cenário nacional.

“O grande barato do Breves Cenas é que ele vem se consolidando como uma vitrine do cenário nacional. Setenta e quatro é um número alto de inscrições. Estamos num nível de credibilidade grande. Hoje tem espetáculos  que estão circulando na cidade que começaram como cena no festival. O Breves Cenas está contribuindo para o fortalecimento da cena local”, concluiu o coordenador.

Cenas selecionadas

“Milho aos pombos” (RJ), do Grupo Teatral Três de Paus

“O último doce” (MG), do Grupo Alice

“O dote ou veneno colorido” (RJ), do Limiar Grupo de Teatro

“Varadouro” (RO), companhia O Imaginário

“Açougueiro Jack e seus cozidos” (DF), de Albert Domingos Carneiro

“Cidade solidão” (RJ), da Multifoco Cia de Teatro

“Impedimenta derrotada” (PR), grupo Batalha Hysterica de Levante

“Eu não sou cachorro” (PE), Cicuta sem Estricnima

“Tempo real e virtual” (AM), Contém Dança Cia

“Fractal” (PR), da Ou Cia

“Inversão” (AM), do Grupo Baião de Dois

“O homem” (SP), de Luciana Arcuri

“Nem o pipoqueiro” (RJ), do Coletivo Nu

“Sinais” (DF), da Estrupenda Trupe

“Pentes”(DF), do Grupo Embaraça

“Um leão por dia” (RJ), de Léo Castro e Bruna Campelo

Saiba mais

A seleção do 5° Festival Breves Cenas de Teatro pode ser conferida por meio do site www.brevescenas.com.br. O festival é uma realização da H Produções.