Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival da Canção no Amazonas consagra o cantor Gil Valente

O cantor e compositor Gil Valente, vencedor nas categorias melhor música, letra e arranjo, com a canção “Obra-prima”, composta por ele 08/09/2012 às 13:57
Show 1
Gil Valente, foi vencedor nas categorias melhor música, letra e arranjo, com a canção “Obra-prima”, composta por ele
Náferson Cruz Manaus (AM)

O 28º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) consagrou, na noite de sexta-feira (7), o cantor e compositor Gil Valente, vencedor nas categorias melhor música, letra e arranjo, com a canção “Obra-prima”, composta por ele. “O Fecani é essa emoção, estou muito feliz com a premiação, venho participando do festival desde 2001. A vitória foi o conjunto da obra, letra, melodia. Claro que a banda tem um grande potencial. Todo mundo está de parabéns”, disse Gil Valente, que completou, recentemente, 20 anos de carreira.

A melhor intérprete foi Mirian Abad, que emprestou a voz para a música “Os mistérios da lua”, de César Costa Lima. “Trouxe uma novidade para o Fecani que, em todos esses anos, nunca apresentou uma cantora lírica. Quando ouvi a música, pedi para fazer o que eu sempre faço, que é entoar minha voz”, destacou a cantora.

Ela atua há seis anos interpretando canções líricas. Miriam destacou que já participou diversas vezes do Festival de Ópera do Amazonas. “Não sabia se seria aceito esse meu estilo, mas acho que foi uma proposta nova, só fiz amadurecer a ideia, vi que foi algo fora do comum pela reação do público que ficou emocionado e isso me tocou muito”, declarou.

‘Recomeço’

O intérprete e compositor Antonio Eudes Fraga de Queiroz, com a canção “Recomeço”, ficou na segunda colocação. “É uma honra estar recebendo um prêmio desse pela grandeza que é o Fecani, pelo fato de ter passado pelo rol de tantas músicas maravilhosas, sinto-me muito feliz”, disse Antônio Eudes.

A melhor torcida do festival, ficou com a de “Lamento das águas”, que conquistou a premiação máxima.

A etapa final do evento contou com 34 músicas classificadas e 14 finalistas. A organização avalia que o festival foi um sucesso pois reuniu artistas consagrados, que dividiram o palco do Centro de Eventos Juracema Holanda com principiantes e músicos de outras partes do País. 

Evento é tradição desde 1985

O Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani)  teve sua primeira edição realizada em 1985, inicialmente, na Praça da Matriz, reunindo compositores locais e de Manaus. Em poucos anos, tornou-se um evento cultural de grandes proporções, atraindo artistas de vários Estados e revelando importantes talentos da música brasileira.