Publicidade
Entretenimento
Festival de Flautas

Festival reúne flautistas de 11 nacionalidades

Evento itinerante inicia nesta quinta-feira (23) a primeira edição em Manaus 22/08/2012 às 08:07
Show 1
Intercâmbio é objetivo maior, diz Rogério Wolf, da Associação Brasileira de Flautistas
Mellanie Hasimoto Manaus

Músicos de todo o mundo chegam a Manaus para participar do 11º Festival Internacional de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas (Abraf) 2012, que começa amanhã e vai até o próximo domingo, 26. O concerto de abertura será às 20h, no Teatro Amazonas, mas o público terá oportunidade de conferir outros concertos durante o dia, uma novidade no festival itinerante.

Grandes músicos vão participar do festival, entre eles o flautista e maestro Benoit Fromanger (França), professor no Instituto Hans Eisler de Berlim, Michel Bellavance (Suiça), professor do Conservatório de Genebra, Manuel Guerrero Ruiz (Espanha), professor no Conservatório Real de Música de Madrid, Viviana Guzmán (Chile- EUA), solista e artista performática, Toninho Carrasqueira (Brasil), professor na Universidade de São Paulo (USP) e Rogério Wolf, professor na Faculdade Cantareira (SP).

Experiências

 Wolf, que também é o atual presidente da Abraf, conversou com A CRÍTICA sobre o objetivo do festival. “Pretendemos trazer artistas de fora para trocar experiências com os músicos daqui. Os festivais de flautistas existem no mundo inteiro – mês passado em Las Vegas, nos EUA, mês que vem em Manchester, na Inglaterra –, e os músicos brasileiros querem ver e aprender com esses músicos de primeira linha”, apontou.

 “O amor pelo instrumento que dominam é tão grande que os artistas viajam para participar de concertos e palestras por conta própria”, revelou Wolf. “ É uma maneira de estar mais ligado com o que acontece no resto do mundo”.

Vai haver, além dos concertos no miniauditório da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), apresentações no Palácio da Justiça, também gratuitas. As atividades didáticas, o evento científico e a exposição de instrumentos serão realizados no prédio da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) da UEA, na rua Leonardo Malcher, Centro.

 Pelo Brasil

O festival da Abraf é itinerante – “Mas é a cidade que escolhe a gente” –, e já passou por cidades como Fortaleza, São João Del Rei (MG), Uberlândia (MG), Maringá (PR), Porto Alegre, Salvador e Campinas (SP), tendo começado pelo Rio de Janeiro. Em Manaus, a equipe é liderada por Arley Raiol, primeiro flauta solo da Amazonas Filarmônica e monitor do naipe de flautas da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.

Programação

Quinta-feira, 23

13h, no miniauditório da UEA Recital com Sérgio Barrenechea/Di Zhao/Shan Liu/Maria Fernanda Castillo “Seleção de Música Tradicional chinesa” ,

20h, no Teatro Amazonas Concerto de Abertura Amazonas Filarmônica Concerto para flauta e orquetra de Carl Reinecke Solista: Rogério Wolf Regência: Ricardo Castro