Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival Sabor Brasil é marcado por variedade amazônica em receitas especiais

Para quem adora deliciar uma boa iguaria, os estabelecimentos participantes do Festival vão oferecer ao público suas criações a um preço diferenciado durante todo o período do evento, que vai até a segunda quinzena de junho. As receitas são servidas nos próprios restaurantes. A Abrasel disponibiliza uma lista completa de todos os estabelecimentos, preço e receitas 11/05/2012 às 11:25
Show 1
O festival "Sabor Brasil" reúne criações gastronômicas de 42 restaurantes e estabelecimentos do ramo culinário do Amazonas
MAYARA BRILHANTE ---

Em meio a um tumulto saboroso, 42 restaurantes de Manaus, Presidente Figueiredo (localizado a 107 quilômetros da capital), Parintins (a 315 quilômetros), Silves (a 212 quilômetros) e São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros) se reuniram na noite desta quinta-feira (10) para a 7ª edição do Sabor Brasil no Amazonas. Este ano, o evento homenageia a influência da culinária italiana na cultura brasileira. Não é a toa que o tema é “Quem tem boca vai Roma”, uma brincadeira saudável com um antigo ditado popular.

A variedade amazônica deu um toque especial: peixes e frutas regionais marcaram a maioria dos pratos apresentados com um toque exótico. A abertura ocorreu no Hotel Tropical, Zona Oeste da cidade, e contou com a participação de convidados especiais, políticos, autoridades e chefs de cozinha renomados.

De acordo com a presidente da Associação de Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) seccional Amazonas, Janete Fernandes, o encontro superou as expectativas. “É extremamente prazeroso reunir pessoas do ramo da gastronomia amazonense em um local com muitas novidades. Esta noite foi apenas o lançamento de uma série de eventos que estão por vir e quem ganha com isso é o público local”, ressalta Janete.

Ainda segundo a presidente, o Sabor Brasil é um dos maiores eventos gastronômicos do mundo, pois reúne restaurantes e estabelecimentos culinários dos 27 estados brasileiros em um concurso em busca da qualidade e sabor. O festival inclui palestras para os associados da Abrasel, workshops com chefs de cozinha e promove também uma ‘Arena Gastronômica’, com cozinhas show, ou seja, os chefs ensinam suas receitas para o público que tem a vantagem de degustar cada prato. Este ano, a ‘Arena Gastronômica’ será realizada nos dias 17 a 19 de maio na área central do Amazonas Shopping, na Zona Centro Sul de Manaus.

A proprietária e chef do ‘Flutuante da Soraya’ do município de Parintins, Soraya Cohen, elaborou uma receita especial. ‘Salada de Raças’ é o nome do prato que leva peixe defumado e muitas verduras. “A salada é uma mistura de sabores que identificam o Brasil e a Itália, combinadas com as cores dos bois bumbás Garantido e Caprichoso e é um verdadeiro sucesso no restaurante”, relata.

Para quem adora deliciar uma boa iguaria, os estabelecimentos participantes do Festival vão oferecer ao público suas criações a um preço diferenciado durante todo o período do evento, que vai até a segunda quinzena de junho. As receitas são servidas nos próprios restaurantes. A Abrasel disponibiliza uma lista completa de todos os estabelecimentos, preço e receitas.

A votação das melhores criações culinárias de 2012 é feita por um corpo de jurados especial e voto popular. O resultado sai em junho e os ganhadores recebem diversos prêmios, entre eles uma viagem para o sul do Brasil.

O Sabor Brasil é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, seccional Amazonas com patrocínio nacional do Sebrae, Ambev e apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior por meio da Suframa, do Governo do Estado por meio da Sepror e Prefeitura de Manaus.