Publicidade
Entretenimento
Vida

Festival saudável: buffets infantis apostam na comida orgânica

Buffets apostam em cardápio saudável, recheado de frutas, verduras e alimentos sem glúten, lactose e gordura, sem deixar de lado o sabor e o colorido 10/10/2015 às 12:30
Show 1
Criatividade é fundamental para apresentar os alimentos para a criançada
HELLEN MIRANDA Manaus (AM)

Os pais preocupados com a alimentação dos filhos têm um prato cheio até na hora das festinhas infantis: buffets apostam em um cardápio saudável, recheado de frutas, verduras e alimentos sem glúten, lactose e gordura, sem deixar de lado o sabor e o colorido das mesas, tudo para agradar os pequenos convidados.

Há cerca de um ano, as irmãs Tathiana Daou e Thaís Figueiredo viram a oportunidade de criar um espaço com essa temática em Manaus. O Mood Saudável é uma das pioneiras no serviço de buffet saudável na cidade e investe na ideia de substituição dos itens tradicionais de festa como brigadeiros, pizza e cachorro quente por alimentos mais nutritivos como saladas de frutas, sanduíches naturais e bolos integrais. “A empresa surgiu para incentivar as crianças e suas famílias o hábito de comer de forma correta, prazerosa e divertida”, disse Thatiana.

O serviço de buffet atua exclusivamente no segmento saudável para crianças, porém não utilizam apenas produtos orgânicos, apesar de grande parte de o cardápio contar com tais opções como matéria-prima. De acordo com a sócia-proprietária, o menu elaborado pela equipe do buffet e conta com suporte especializado da gastronôma Paula Dantas e da nutricionista Larissa Cauper. “Os sucos naturais e frutas não podem ficar de fora, porém os itens mais pedidos e diferentes são os sanduichinhos com pastas naturais e wraps com pasta de grão-de-bico e frango, os deliciosos brigadeiros saudáveis e o bolo de melancia”, revela.

A originalidade na hora de apresentar os pratos é o truque usado pelo buffet para deixar as comidinhas saudáveis mais interessantes aos olhos da criançada. “O grande diferencial é a forma de apresentação do alimento: frutas dispostas de maneira divertida, legumes em potinhos coloridos tornam tudo mais atraente para todos”, conta. Frutas formando um bolo, bananas com carinhas divertidas, legumes cozidos em potinhos decorados são alguns alimentos que foram repaginados e ficaram de “encher os olhos”. 

Segundo Thatiana, os pequenos convidados realmente comem as comidinhas e não ficam só esperando o bolo ou o brigadeiro. “Nas festas que contam com buffet misto (saudável e tradicional), muitas crianças, principalmente as que já comem alimentos industrializados e com muito açúcar, comem o bolo e brigadeiros tradicionais, porém sempre beliscam as frutinhas e legumes por curiosidade, é bem interessante de observar”.

A empresa trabalha com cardápio fixo, que é fornecido ao cliente para escolha dos itens para elaboração do orçamento personalizado. Os valores ficam entre R$ 30 a R$ 60 por pessoa, com até 60 convidados. A maioria das festas são realizadas em espaço aberto e com brincadeiras tradicionais. Apesar do buffet não trabalhar diretamente com a parte de entretenimento, ele indica empresas parceiras que oferecem o serviço. 

Saudável e sustentável

O primeiro do seguimento no Brasil, o Buffet infantil Bicho de Pé em São Paulo, tem como slogan “até o planeta vai cantar parabéns para você”, mostrando sua preocupação com a sustentabilidade. Segundo o proprietário Paulo Parente, tudo é criado a partir desse princípio, sendo utilizados apenas materiais recicláveis e até o lixo é tratado de modo especial. “Todos os resíduos gerados são levados do local para serem descartados corretamente”, reforça.

A empresa investe em menus diferenciados para cada cliente. “Procuramos ser bem criativos, ofertando alimentos de acordo com a temática do evento e as necessidades de cada família”, revela Parente. Com as sugestões da nutricionista Luciana Rinco, alimentos como frutas, legumes e sucos naturais são presenças garantidas nas festinhas. Mas as guloseimas também não ficam de fora, usando a imaginação e criatividade na decoração dos salgados e doces, o espaço torna as comidinhas mais atrativas para os pequenos.

“Desenvolvemos receitas especiais, utilizando ingredientes funcionais. Abrimos mão da gordura, do açúcar, mas jamais do sabor!”, completa. Receitas de cookie de farinha de banana verde, brigadeiro de castanha ou macadâmia e um muffin de laranja com amêndoa são destaques.

Além do buffet

O cenário da festa também entra no clima do saudável com espaços livres e brincadeiras mais lúdicas. A equipe desenvolve atrações como amarelinha, esconde-esconde, oficina de reciclagem e muito mais. Brinquedos eletrônicos não entram.

Na hora das lembrancinhas para a criançada, há opções de kits com sementes e artigos de jardinagens. As festas não possuem limite de tamanho, podendo ser uma reunião familiar até um grande evento. Os valores dependem das variedades oferecidas em cada cardápio e as exigências de cada cliente.