Publicidade
Entretenimento
Vida

Filmes alternativos ganham exibição no mês de maio nas principais salas em Manaus

Duas mostras, uma organizada pela rede de cinemas Cinépolis, outra pela Secretaria do Estado da Cultura (SEC) agitarão a cena local, trazendo filmes de vários países, muitos deles em sessões gratuitas 30/04/2015 às 08:34
Show 1
“Cássia”, filme de Paulo Henrique Fontenelle que reconta a vida da cantora Cássia Eller, está em destaque na programação de Manaus
jornal a crítica ---

Em maio, iniciativas públicas e privadas promoverão, em Manaus, uma verdadeira invasão de filmes geralmente restritos aos circuitos de arte. Duas mostras, uma organizada pela rede de cinemas Cinépolis, outra pela Secretaria do Estado da Cultura (SEC) agitarão a cena local, trazendo filmes de vários países, muitos deles em sessões gratuitas.

A partir do dia 14 de maio, o Cinépolis dá o pontapé inicial do mês cinematográfico com a Mostra Cinema de Arte, que estouraram mundo afora mas que ficaram até agora inéditos na cidade.

A rede adiantou que “Cássia”, filme de Paulo Henrique Fontenelle que reconta a vida da cantora Cássia Eller, está em destaque na programação de Manaus, que contará com oito filmes no total.

Entre eles, também está o badalado “Relatos Selvagens”, de Damian Szifrón, longa argentino que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desse ano, o polonês “Ida”, do polonês Pawel Pawlikowski, vencedor da categoria, e o sueco “Força Maior”, vencedor do Prêmio do Júri do renomado e tradicional Festival de Cannes de 2014.

Cada dia do evento contemplará a exibição de um filme, em duas sessões distintas: 15h30 e 19h30. Participarão das atividades apenas os complexos dos shoppings Ponta Negra e Millenium.

festival europeuJá no dia 25 de maio, a SEC dá início ao Festival de Filmes Europeus, que, até o dia 29, traz uma seleção de recentes sucessos vindos do velho continente, todos em sessões gratuitas exibidas no Teatro Gebes Medeiros, nas dependências do Ideal Clube, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, bairro Centro, Zona Sul de Manaus, nas proximidades da Praça do Congresso.

O evento, realizado em parceria com Delegação da União Europeia no Brasil, destaca importantes produções recentes da cinematografia de países como Alemanha, Itália, Hungria, Dinamarca, Espanha e Portugal.

Segundo a organização, a seleção privilegiou filmes premiados de diferentes estilos, que podem proporcionar aos espectadores a valiosa oportunidade de conhecer diferentes culturas e hábitos. Histórias sobre amizade, sonhos, dramas, jogos de poder, contos medievais são algumas que o público manauara poderá conferir durante os cinco dias de programação cinematográfica.

Entre os destaques, está o dinamarquês “O Amante da Rainha”, de Nikolaj Arcel, que também concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano; e o austríaco “A Fita Branca”, de Michael Haneke, vencedor do Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, em 2009.

De acordo com a SEC, o Festival de Filmes Europeus exibirá, no total, dez longas, dois por dia, com um filme de matinê sendo exibido às 14h e outro às 18h30.