Publicidade
Entretenimento
COMIDA

Finalista de reality show culinário, chef Marcos Carioba realiza evento em Manaus

Chef afirma que sua participação no programa foi importante para a atração e para o público. “Com os programas culinários, acabamos contribuindo para preservar a nossa identidade cultural através da comida” 31/07/2017 às 21:20 - Atualizado em 01/08/2017 às 01:05
Show bv0101 4r
(Fotos: Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Mais que comida, uma identidade cultural. É dessa forma que o chef Marcos Carioba exemplifica seu trabalho. Ele foi um dos finalistas do reality show culinário The Taste Brasil, do GNT e está em Manaus nesta semana para promover o “Jantar com as colheres do The Taste Brasil”, além de participar de um bate papo com foco na sustentabilidade – palavra que rege seu trabalho.

“Se a gente continuar com programas de alimentação na TV, daqui a um tempo, estaremos comendo muito melhor. Vamos conseguir olhar para todos os ciclos de produção de um produto, olhar a indústria de outra forma, mais sustentável”, afirma o chef Marcos, em conversa com o BEM VIVER. 

De acordo com Carioba, a sua participação no programa foi importante para a atração e para o público.  “Com os programa culinários, acabamos contribuindo para preservar a nossa identidade cultural através da comida”, complementa.  A versão brasileira do programa americano estreou no Brasil em 2015 e o chef participou da terceira edição da atração. “Os programas acabam interferindo na vida da família. O filho acaba sugerindo ao pai uma receita”, complementa o chef.

Segundo Marcos, o programa possibilitou a ele conhecer pessoas distintas, de todas as idades. “Tive a oportunidade de cozinhar o que eu queria. Conheci pessoas novas, a fim de experimentar minha comida, além do surgimento de novos trabalhos e eventos”, diz.

Jantar com colheres
Um dos desdobramentos do programa é o “Jantar com as colheres do The Taste Brasil”, que o chef realiza em Manaus hoje e amanhã. No evento, exclusivo para 20 pessoas, Carioba apresenta um menu degustação com as colheres que foram aprovadas pelos renomados chefs André Mifano, Helena Rizzo, Felipe Bronze e Claude Toisgros.
Composto por oito pratos, seis são servidos nas famosas colheres do “The Taste” e dois em porções maiores. Carioba prepara tudo na frente do grupo e também conversa sobre a participação no programa assim como suas práticas e projetos 
gastronômicos. 

“Realizei o evento em São Paulo com a capacidade de pessoas esgotadas. Começou a gerar muita curiosidade sobre o programa e como não tenho restaurante, só faço eventos, resolvi criar para dar oportunidade das pessoas provarem as comidas que assistem na TV”, conta o chef. Devido a grande procura, os dois dias de evento em Manaus se esgotaram, mas o chef não descarta uma nova edição na capital.

Perfil
Marcos Carioba é formado pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), em Balneário Camboriú, e pós-graduado em Gestão de Restaurante, pelo Senac (SP). Começou a carreira em hotéis e restaurantes do litoral catarinense.

Em 2011, na França, trabalhou no Regis e Jacques Marcon (três estrelas Michelin), na pequena St. Bonnet le Froid. Pela Europa, ainda estagiou com Benoit Vidal (duas estrelas Michelin) e Massimiliano Celeste (uma estrela Michelin), além de ter feito um curso de sorvetes com o mestre gelateiro Davide Gnocchi.
 
No Brasil, trabalhou com nomes como Henrique Fogaça, Erick Jacquin, Claude Troisgros e Daniela França Pinto.  Em 2013, chefiou o restaurante Belle Époque Bistrô, em Manaus. Depois de um ano e meio, voltou para São Paulo para se associar ao Cordel Gastronômico.