Publicidade
Entretenimento
fondue de queijo

Fondue de queijo

Aprenda a fazer esta receita que possui três tipos de queijo e é uma sugestão pra lá de especial para o Dia dos Namorados 12/06/2012 às 14:06
Show 1
Fondue de queijo
portalumami.com.br ---

Você conhece o gosto Umami? Ele é o quinto gosto básico do paladar humano que foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Iked, mas só reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. Alimentos como queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral têm as substâncias que proporcionam o Umami. O quinto gosto básico tem como características principais o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Aprenda a fazer uma receita de fondue que possui ingredientes ricos em Umami e surpreenda seu (sua) namorado(a)! O tempo de preparo é de 10 minutos e o rendimento é de seis porções.

Ingredientes:

Meia xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)

1 tablete de queijo fundido sabor gruyère (200 g)

300 g de queijo gruyère ralado

300 g de queijo tipo gouda ralado

1 copo de requeijão (250 g)

1 pitada de noz moscada

Modo de preparo:

Em uma panela própria para fondue, coloque o vinho, os queijos, o requeijão e a noz moscada. Cozinhe por 2 minutos, mexendo sempre, ou até que os queijos derretam completamente. Retire do fogo, transfira para o “ réchaud” e sirva em seguida, acompanhamento de pão italiano em cubos. Uma dica: Caso aprecie, antes de iniciar o preparo, esfregue dois dentes de alho no fundo e nas laterais da panela. Você também pode variar, em vez de servir o fondue acompanhado de cubos de pão, sirva-o com legumes cozidos " Al dente".

Confira mais pratos no site www.portalumami.com.br