Publicidade
Entretenimento
Vida

Gerações na literatura: mãe e filha escritoras lançam livros

Enquanto a mãe lança nesta quinta (20) o livro "O aquecimento global e sua influência na Amazônia”, a filha segue os mesmos passos e lança o infantil “Jéssica e o Caramuri”, na Livraria Concorde, nesta sexta (21) 20/12/2012 às 08:49
Show 1
Lançamentos de Jeroniza e Jéssica acontecem com um dia de diferença
Gabriel Machado Manaus, AM

No melhor estilo “filho de peixe, peixinho é”, Jeroniza Albuquerque e Jéssica Romão – mãe e filha, respectivamente – lançam livros na mesma semana. Enquanto a primeira apresenta ao público, na manhã desta quinta (20), o seu “O aquecimento global e sua influência na Amazônia”, a pupila invade os espaços da Livraria Concorde, no Manauara Shopping, com o infantil “Jéssica e o Caramuri”.

“Minha obra é um trabalho que defendi no 21º Congresso Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica, no Senegal”, comentou Jeroniza, que levou cerca de um ano para escrevê-la. “Desde 2009 me dedico a esse livro. Fiz todo tipo de pesquisa: Internet, livros, professores, biológos e outros”, completou.

“O aquecimento global e sua influência na Amazônia” aborda todos os aspectos desse fenômeno, como o que tem sido feito para amenizar o problema. “É também uma defesa ao homem da nossa região, pois, quando falamos em Amazônia, só pensamos na floresta e nos rios e acabamos deixando de lado os moradores daqui, que muitas vezes não têm condições de vida”, ressaltou Jeroniza.

O lançamento acontece na sede da Affeam (rua Franco de Sá, 812, São Francisco), às 10h, e contará, ainda, com a apresentação do coral da Sefaz e um coquetel de congraçamento.

Lendas amazônicas

Ainda no cenário regional, porém, com uma pegada mais diferente, Jéssica Romão apresenta amanhã à tarde, a partir das 17h, o seu “Jéssica e o Caramuri”, livro que retrata, de forma bem colorida e criativa, sete lendas da Amazônia.

“A história acompanha a menina Jéssica, que, durante um sonho, vem para cá em busca do Caramuri. No entanto, até encontrar a fruta, ela passa por diversas aventuras envolvendo essas lendas, que visam preservar o meio ambiente”, revelou a autora, que mora em São Paulo e está na cidade para passar as festas com a família.

Atrativo à parte da obra, as ilustrações possuem uma origem bastante interessante. “O livro é todo ilustrado pelo meu tio Clóvis Albuquerque, que é surdo-mudo e autodidata. Eu ligava lá de São Paulo para minha mãe, explicava como queria os desenhos, ela traduzia tudo para libras e passava a ele”, apontou.

Além de Manaus, “Jéssica e o Caramuri” também terá lançamento na capital paulista (dia 7 de abril, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista) e nos Estados Unidos (segundo semestre de 2013, ainda sem data ou local definidos).

Serviço

Lançamento: “O Aquecimento Global e Sua Influência na Amazônia”

Onde:  AFFEAM - Rua Franco de Sá, nº 812, São Francisco

Quando:  hoje, a partir das 10h

Lançamento:  “Jéssica e o Caramuri”

Onde:  Livraria Concorde - Manauara Shopping

Quando:  sexta-feira, às 17h