Publicidade
Entretenimento
Vida

Governo do Amazonas realiza programação em comemoração ao aniversário do ex-governador do Amazonas, Eduardo Ribeiro

Entre suas ações mais importantes, estão a construção do Teatro Amazonas, o Reservatório do Mocó, a Ponte de Ferro da 7 de Setembro e o Palácio de Justiça 17/09/2012 às 10:09
Show 1
De acordo com o governador do Amazonas, Omar Aziz, Eduardo Ribeiro, fez uma carreira política meteórica
Acritica.com ---

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza a partir desse sábado, dia 15 de setembro, uma  programação em comemoração ao aniversário do Ex-governador do Amazonas, Eduardo Ribeiro, que nasceu no dia 18 de setembro de 1862 e faleceu no dia 14 de outubro de 1900. Eduardo Ribeiro governou o Amazonas no período de 23 de julho de 1892 a 23 de julho de 1896.

Entre suas ações mais importantes, estão a construção do Teatro Amazonas, o Reservatório do Mocó, a Ponte de Ferro da 7 de Setembro, o Palácio de Justiça e inúmeras outras obras, que transformaram  Manaus na conhecida Paris dos Trópicos. O objetivo da ação é além de promover o resgate da memória do Amazonas, destacar a importância do governante para o Estado.

O roteiro de comemoração começará com uma performance teatral interpretada pelo ator Francisco Mendes, que caracterizado como o ilustre personagem da cultura local, percorrerá das 11h às 13h da manhã a Avenida Eduardo Ribeiro. Ainda no sábado, o ator repetirá a encenação no teatro Amazonas e no Largo São Sebastião, das 18h às 20h. No domingo, dia 16, as performances acontecem na Avenida Eduardo Ribeiro e Teatro Amazonas, das 9h às 11h.


De acordo com o governador do Amazonas, Omar Aziz, Eduardo Ribeiro, fez uma carreira política meteórica, tendo sido governador do Amazonas por quatro ocasiões e deixando como marca registrada seu espirito transformador. “Eduardo Ribeiro foi extremamente transformador e o responsável pela mudança da paisagem urbana da cidade de Manaus. Um homem além do seu tempo e que precisa ser lembrado pela população e apresentado às novas gerações para que tenham conhecimento de seu legado”, destaca.

Para o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga, a programação em homenagem ao ex-governador reforça o trabalho de preservação da memória e da história de Manaus, desenvolvido pelo governo do Amazonas. “Nós construirmos o Museu Casa Eduardo Ribeiro para trazer e apresentar à população a importância desse ilustre personagem na história do Amazonas. Eduardo Ribeiro foi o responsável por um grande patrimônio histórico e cultural de Manaus e temos a responsabilidade e o dever de preservar essa memória e registrar sua história  para que todos tenham conhecimento”, observa Braga.