Publicidade
Entretenimento
Vida

Grandes nomes do teatro amazonense participam da ‘Semana da Teatralidade’

Fazem parte da programação do evento atuações, performances e diálogos entre ex e novos alunos dos cursos oferecidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Sec). A iniciativa acontece de 20 a 24 de julho, das 9h às 18h, no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e no Museu Casa Eduardo Ribeiro 17/07/2015 às 11:59
Show 1
A performer Ana Paula Oliveira é uma das convidadas do evento
Acritica.com Manaus (AM)

O evento “Semana da Teatralidade” pretende debater o cenário atual do teatro no Amazonas, por meio de atuações, performances e diálogos entre ex e novos alunos dos cursos oferecidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Sec).  A iniciativa acontece de 20 a 24 de julho, das 9h às 18h, no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro  (Unidade Sambódromo – Av. Pedro Teixeira, 2.565, Centro de Convenções) e depois no Museu Casa Eduardo Ribeiro (Rua José Clemente, 322, Centro).

A programação tem início nos dias 20 e 21, na Unidade Sambódromo, do Liceu, com a sensibilização e a motivação de alunos de vários níveis do Núcleo de Teatro, desde crianças de 8 anos que participam do Curso de Iniciação Teatral, passando por alunos do Laboratório Teatral e alunos da Formação Teatral, que vão concluir o curso e receber seus certificados dentro do evento.

Já nos dias 22, 23 e 24, a “Semana do Teatro” passa a acontecer no Museu Casa Eduardo Ribeiro com programação gratuita e aberta ao público em geral, com o envolvimento de ex-alunos do Liceu e já renomados na arte da dramaturgia.

Eles farão apresentações, performances e ao final, vão bater papo com os estudantes da arte e com o público presente. As atividades do dia 23 serão destinadas apenas ao público infantil.

Finalidade

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a “Semana da Teatralidade” ocorre, pela primeira vez, com o objetivo de mostrar aos alunos como os artistas da cidade desenvolvem seus trabalhos.

“O Governo do Amazonas dá a oportunidade de alunos de artes terem um panorama do mercado de trabalho, propor novos caminhos e, nesse contexto, mostrar como o trabalho da Secretaria de Cultura colabora nesse processo de formação, formando pessoas que retornam para contribuir para a área como professores. O teatro é uma atividade artística que ajuda o indivíduo a criar um senso crítico e a ampliar sua visão de mundo”, declarou.

Convidados

Participam das atividades a professora Annie Martins, coordenadora do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), os atores e professores de teatro Daniely Peinado, Robson Costa e Sidney Fernandes, os performers Ana Paula Oliveira e Fred Lima e o cineasta Denni Sales.

Para o coordenador do Núcleo de Teatro do Liceu, Tiago Oliveira, o curso abre muitas oportunidades. “A partir do curso de formação, participei de diversas companhias e depois complementei meus estudos na UEA. Hoje, retorno ao Liceu com grande satisfação em poder contribuir com novas formações para o teatro”.