Publicidade
Entretenimento
Vida

Gravação de DVD pode entrar para o calendário oficial de Parintins (AM)

A gravação do DVD do Garantido, no último domingo (29), é uma mostra do que pode acontecer se o evento entrar para o calendário de atividades oficiais 01/02/2012 às 10:01
Show 1
Ensaio do Boi-Bumbá Garantido, em Parintins, para gravação do CD e DVD 2012
Mellanie Hasimoto ---

Quem não é torcedor fervoroso de algum boi de Parintins não sabe que a cidade ferve antes e depois do festival. E é com a intenção de fazer a ilha tupinambarana ser mais agitada ainda que o Garantido e o Caprichoso se esforçam na promoção de atividades que movimentem o período pré-festival folclórico. A Secretaria Estadual de Cultura (SEC) informa que estimula essas atividades, mas que não irá impor nenhum calendário às agremiações.

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, se diz favorável a ideia de acrescentar a gravação de DVDs ao calendário anual de eventos dos bois. “Foi uma experiência valiosa, nova. Houve um aumento no movimento do turismo, com barcos e hotéis lotados. Em nossa avaliação é um evento válido, mas precisamos conversar com a diretoria tanto do Garantido quanto a do Caprichoso”, apontou. Na avaliação da Prefeitura, disse Garcia, que “sempre apoiou as atividades dos bois”, um evento deste tipo ajuda a economia da cidade, que é praticamente toda baseada em eventos culturais.

Sem imposição

Para o titular da SEC, Robério Braga, o evento recebe o estímulo do Governo, mas ainda é cedo para afirmar se a gravação das mídias deve ou não entrar para o calendário oficial. “É uma iniciativa importante, dinamiza o evento e a cidade, gerando atividade econômica e criando uma data a mais para festejar, mas ainda não é uma atividade oficial. Parabenizamos a iniciativa do Garantido, mas a opção de fazer ou não fica a critério do boi Caprichoso. Para a SEC, se o interesse surgir naturalmente, apoiaremos, mas não vamos impor calendário de gravação para ninguém”, afirmou o secretário.

Compromisso

O presidente Vermelho, Telo Pinto, afirma que a iniciativa se deu por conta do compromisso social do Garantido com a cidade. “O objetivo é inovar, trazendo benefícios tanto para o bumbá como para Parintins. Eventos assim acabam se tornando agentes fomentadores de recursos para o município”, acrescentou. Telo diz, ainda, que a gravação do DVD serve para divulgar a festa no Brasil e no mundo. “Hoje vivemos um novo momento no festival folclórico, do ponto de vista artístico e do social. É preciso criar novas oportunidades dentro e fora do evento, para mostrar que a cidade não para. É um estratégia de promoção que move Parintins”, disse o presidente, acrescentando que “espera que o contrário siga a tendência.” A equipe de A CRÍTICA tentou entrar em contato com a presidente do Caprichoso, Marcia Baranda, por meio do número XXXX-9585, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.