Publicidade
Entretenimento
Vida

Gravações para o curta "O entregador de sonhos" começa na próxima segunda em Manaus

curta-metragem, que começa a ser rodado nesta segunda- feira, narra a história de um ator paulista que viaja a Manaus com a tarefa de entregar uma carta ao pai de sua empregada doméstica, com quem ela havia perdido contato anos antes, ao deixar a cidade 19/05/2012 às 11:47
Show 1
No Prosamim, elenco ensaia diálogos e cenas
Jony Clay Borges Manaus

Diretora de documentários como “Filhos do Jaú” (2009), Eliana Andrade se prepara para estrear na ficção com “O entregador de sonhos”. O curta-metragem, que começa a ser rodado nesta segunda- feira, narra a história de um ator paulista que viaja a Manaus com a tarefa de entregar uma carta ao pai de sua empregada doméstica, com quem ela havia perdido contato anos antes, ao deixar a cidade.

A tarefa não será fácil: logo ao chegar, Francisco, o paulista, descobre que as palafitas que Maria, a empregada, informou como o antigo endereço do pai não existem mais – foram removidas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, o Prosamim.

A partir daí, o herói inicia uma busca durante a qual irá cruzar com diferentes personagens da cidade. “Ele irá encontrar pessoas de Manaus de vários perfis, como nordestinos, interioranos do Amazonas e do Pará, e por aí vai. Temos uma mistura de várias culturas e povos”, comenta Eliana, que também assina o roteiro do curta.

Com duração prevista de 15 minutos, a narrativa transita entre o presente e o passado – a busca de Francisco e o passado de Maria pequena com o pai, Emanuel – e também entre vários pontos na geografia de Manaus: o Parque Residencial Manaus, resultado do Prosamim, e a Feira Manaus Moderna, no Centro da cidade; as palafitas do São Jorge e o Aeroporto Eduardo Gomes, na Zona Oeste; e o Conjunto Novo Cidadão, no Nova Cidade, na Zona Norte.

A proposta, segundo Eliana, é a de combinar a ficção com o registro da realidade de uma metrópole em mutação. “Além de entretenimento, queremos que seja um registro da história de Manaus, mostrando os igarapés urbanizados, outros que precisam ser, a enchente e o Centro alagado. É um filme de ficção, mas também servirá como registro do que está acontecendo”, afirma a diretora. Produção “O entregador de sonhos” terá no papel principal o ator Francisco Carvalho, que participa das filmagens de segunda até a quinta-feira, por conta de compromissos com a rede Globo, para a qual trabalha.

Os trabalhos seguem até o sábado com o restante do elenco, que inclui os atores Roger Barbosa (Emanuel), Camila Rodrigues (Maria na infância), Antonio Carlos, Vanessa Pimentel, Erismar Fernandes Robson Ney, e Jean Fabio. Participam ainda moradores do Parque Residencial Manaus, entre eles Rosana Pereira e as crianças André Ruan, Thiago Madi e William Renan, com o apoio da Ampare, associação de moradores do conjunto.

Produção da Meiazero2 com a Inia Film Productions, o filme tem orçamento de R$ 20 mil, parte deles obtida via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Municipal de Cultura (Manauscult). O projeto conta ainda com apoio do Sesc Amazonas, Real Bebidas da Amazônia, TV Cultura e Secretaria de Estado da Cultura.